Crítica à formação profissional em Serviço Social no ensino a distância
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2016.25389Resumo
Este artigo analisa as características da metodologia de ensino e o formato da organização curricular da proposta político-pedagógica de formação profissional em Serviço Social. Para tanto, o foco é a modalidade ensino a distância, em uma instituição de ensino superior selecionada para o estudo. Situamos, incialmente, a dinâmica de expansão dos cursos de Serviço Social através do EaD no Brasil e no Ceará. O percurso metodológico desenvolvido consiste em revisão de literatura e pesquisa documental. Assim, apreendemos que o processo formativo na modalidade estudada desenvolve um ensino estrito, mediado por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) que, por sua vez, virtualizam a dinâmica pedagógica, desconsiderando o processo de ensino/aprendizagem calcado na relação entre ensino, pesquisa e extensão; além disso, apresenta ausência de contato mais profundo entre professores e estudantes, esboçando uma proposta político-pedagógica cujo formato de organização curricular tende a reproduzir um caráter tecnicista, pragmático e residual na formação profissional em Serviço Social.
Palavras-chave: ensino superior; Serviço Social; formação profissional.
DOI: 10.12957/rep.2016.25389
Abstract – This article analyzes the characteristics of teaching methodology and the format of curricular organization in the political-pedagogical proposal for professional qualification in Social Work. To that effect, it is centered on distance learning in selected higher education institutions. Initially we focused on the dynamic of expansion of social work courses through the distance learning in Brazil and the Ceará state. The methodological approach we developed consisted of a literature review and documental research. Therefore, we apprehended that the process of the professional qualification studied is a narrow method, mediated by information and communication technologies (ICTs), which virtualizes the pedagogical dynamics, neglecting the teaching/learning process based on the relation between education, research and extension. Furthermore, it forgoes deeper contact between teachers and students, and draws a political-pedagogical proposal of curricular organization whose format tends to reiterate a character of technicality, pragmatism and deficiency in the professional qualification in Social Work.
Keywords: higher education; Social Work; professional qualification.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Em Pauta, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Em Pauta: Teoria Social e Realidade Contemporânea está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A Revista Em Pauta está cadastrada no Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), com selo Verde.