Investigando a organização de processos de trabalho pelo uso de ferramentas analisadoras

Autores

  • Ana Paula Rocha de Sales Miranda Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2015.21059

Resumo

Este artigo analisa os processos de trabalho dos quais o Serviço Social participa em um hospital universitário. Constatou-se, pelo uso das ferramentas analisadoras dos serviços de saúde, a saber, “fluxograma” e “rede de petição e compromissos” (FRANCO; MERHY, 2007) que, em termos gerais, a nova forma de gestão instaurou insegurança, carência de espaços de participação de trabalhadores e usuários e complexificação da classe trabalhadora. Em termos particulares, atestou-se que o trabalho do Serviço Social norteia-se idealmente pela ótica do direito, embora seus efeitos reais sejam limitados por uma lógica interna de organização vertical, centralizada no médico e distante do cuidado em saúde. Além disso, sua autonomia é excessivamente restrita; são inexistentes mecanismos formais estabelecidos que respaldem institucionalmente seu fazer profissional em favor do usuário, e ações planejadas são mínimas. Tal situação exige-lhe romper o imediatismo, redefinir posturas e estabelecer planejamento e trabalho multiprofissional para redução da distância entre seu projeto ideal e as ações reais.

 

Palavras-chave: processos de trabalho; hospital universitário; Serviço Social; ferramentas analisadoras dos serviços de saúde.

DOI: 10.12957/rep.2015.21059

Biografia do Autor

Ana Paula Rocha de Sales Miranda, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Assistente Social, Doutora em Serviço Social pela PUC-SP, Professora Adjunta II do curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba, pesquisadora do Setor de Estudos e Pesquisas em Saúde e Serviço Social - SEPSASS-UFPB.

Downloads

Publicado

23-02-2016

Como Citar

Miranda, A. P. R. de S. (2016). Investigando a organização de processos de trabalho pelo uso de ferramentas analisadoras. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 13(36). https://doi.org/10.12957/rep.2015.21059

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier