O trabalho do assistente social no contexto da crise do capital: problematizações necessárias

Autores

  • Lindamar Alves Faermann Universidade de Taubaté (UNITAU)

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2015.21055

Resumo

Este artigo aporta reflexões sobre as condições de trabalho do assistente social nos marcos do capitalismo vigente. Considerando que o Serviço Social só pode ser entendido em sua densidade histórica no âmbito da sociabilidade capitalista, discute-se a profissão no processo de produção e reprodução das relações sociais, particularizando sua inserção na divisão sociotécnica do trabalho, reconhecendo o assistente social como um trabalhador assalariado. O texto centra-se em duas partes articuladas e complementares. A primeira problematiza, a partir de uma pesquisa teórica, a crise atual do capital e seus impactos na vida social, notadamente no mundo do trabalho. A segunda evidencia dados sobre a realidade de trabalho dos assistentes sociais nesse contexto, tendo por base uma pesquisa quanti-qualitativa realizada com 45 profissionais.

Palavras-chave: Serviço Social; trabalho; crise do capital.

DOI: 10.12957/rep.2015.21055

Biografia do Autor

Lindamar Alves Faermann, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Assistente Social, doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Universidade de Taubaté. Docente no núcleo de Fundamentos do Trabalho Profissional. Atualmente coordena o Curso de Serviço Social da UNITAU.

Downloads

Publicado

23-02-2016

Como Citar

Faermann, L. A. (2016). O trabalho do assistente social no contexto da crise do capital: problematizações necessárias. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 13(36). https://doi.org/10.12957/rep.2015.21055

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier