Projeto Minas – Rio: impactos, violações, conflitos e lutas

Ana Inês Simões Cardoso de Melo, Isabel Cristina da Costa Cardoso, Mônica de Jesus César

Resumo


*Entrevista com Ana Costa e Eduardo Barcelos.

 

Tendo em vista a temática “Lutas, Cidadania e Direitos Humanos” proposta para o dossiê desta edição n. 34 da Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea, convidamos os pesquisadores Ana Costa e Eduardo Barcelos para compartilharem sua experiência junto ao “Projeto Minas-Rio”, tratando dos impactos socioambientais vis-à-vis à sua implantação.

Consideramos, em especial, a importância de conhecer e socializar a agenda dos sujeitos sociais e coletivos envolvidos, em torno da discussão e mobilização frente às questões socioambientais vinculadas ao desenvolvimento dos “grandes empreendimentos” e sua incidência sobre as condições e modos de vida das populações direta e/ou indiretamente envolvidas.

Temos por referência na proposição desta entrevista as relações entre as lutas sociais e os direitos humanos, aqui explicitados em sua relação com a experiência do projeto ao qual nossos (as) entrevistados (as) se vinculam e que se relacionam com as políticas de desenvolvimento implementadas e implantadas em nosso país no atual contexto da sociedade brasileira.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/rep.2014.15092

 

 

                                              

ISSN: 1414-8609 | e-ISSN: 2238-3786 JournalDOI: http://doi.org/10.12957/rep

Licença Creative Commons