Projeto Minas – Rio: impactos, violações, conflitos e lutas

Autores

  • Ana Inês Simões Cardoso de Melo Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Isabel Cristina da Costa Cardoso Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Mônica de Jesus César Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2014.15092

Resumo

*Entrevista com Ana Costa e Eduardo Barcelos.

 

Tendo em vista a temática “Lutas, Cidadania e Direitos Humanos” proposta para o dossiê desta edição n. 34 da Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea, convidamos os pesquisadores Ana Costa e Eduardo Barcelos para compartilharem sua experiência junto ao “Projeto Minas-Rio”, tratando dos impactos socioambientais vis-à-vis à sua implantação.

Consideramos, em especial, a importância de conhecer e socializar a agenda dos sujeitos sociais e coletivos envolvidos, em torno da discussão e mobilização frente às questões socioambientais vinculadas ao desenvolvimento dos “grandes empreendimentos” e sua incidência sobre as condições e modos de vida das populações direta e/ou indiretamente envolvidas.

Temos por referência na proposição desta entrevista as relações entre as lutas sociais e os direitos humanos, aqui explicitados em sua relação com a experiência do projeto ao qual nossos (as) entrevistados (as) se vinculam e que se relacionam com as políticas de desenvolvimento implementadas e implantadas em nosso país no atual contexto da sociedade brasileira.

 

Biografia do Autor

Ana Inês Simões Cardoso de Melo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Integrante da Equipe Editorial da revista “Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea” e docente da Faculdade de Serviço Social/UERJ.

Isabel Cristina da Costa Cardoso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Docente da Faculdade de Serviço Social/UERJ. Integra a Equipe Editorial da revista “Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea” como editora-chefe.

Mônica de Jesus César, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Integrante da Equipe Editorial da revista “Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea” e docente da Faculdade de Serviço Social/UERJ.

Downloads

Publicado

12-02-2015

Como Citar

Melo, A. I. S. C. de, Cardoso, I. C. da C., & César, M. de J. (2015). Projeto Minas – Rio: impactos, violações, conflitos e lutas. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 12(34). https://doi.org/10.12957/rep.2014.15092

Edição

Seção

Entrevista | Interview