Serviço Social português e brasileiro em diálogo: internacionalização da formação profissional

Autores

  • Alcina Maria de Castro Martins ISMT - Instituto Superior Miguel Torga CEPESE
  • Virgínia Carrara UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2014.13034

Resumo

O ensino superior, nos quatro cantos do mundo, tem na atualidade a temática e realidade do processo de internacionalização que vem intensificando a circulação de alunos, professores e pesquisadores a realizarem estudos e investigações no estrangeiro. Este artigo é uma aproximação, através de estudo bibliográfico e análise documental, do diálogo estabelecido entre o Serviço Social português e brasileiro a partir dos anos 1960, a fim de identificar as relações internacionais no âmbito da qualificação profissional e da formação de quadros docentes e investigadores em Serviço Social, no contexto das transformações da educação e da internacionalização do ensino superior.

 

Palavras-chave: Serviço Social português e brasileiro; internacionalização do ensino superior; formação profissional.

Biografia do Autor

Alcina Maria de Castro Martins, ISMT - Instituto Superior Miguel Torga CEPESE

Doutora e pós-doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora associada e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) – Coimbra/Portugal; Investigadora CEPESE/Porto/PT.

Virgínia Carrara, UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto

Assistente social, doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e, atualmente, em estágio pós-doutoral no ISMT – Coimbra/Portugal, subsidiado pela CAPES. Professora adjunta II do Curso de Serviço Social do DECSO/ICSA da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Brasil.

Downloads

Publicado

30-09-2014

Como Citar

Martins, A. M. de C., & Carrara, V. (2014). Serviço Social português e brasileiro em diálogo: internacionalização da formação profissional. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 12(33). https://doi.org/10.12957/rep.2014.13034

Edição

Seção

Artigos - Tema Livre | Articles - Free Theme