Corpo Reprodutivo e Biopolítica: a hystera homo sacer / Body Reproductive and Biopolitic: a hystera homo sacer

Autores

Palavras-chave:

Biopolítica, Corpo Reprodutivo, “Estatuto do nascituro” / Biopolitics, Reproductive Body, "Status of the unborn child”.

Resumo

DOI: 10.1590/2179-8966/2019/40921

Resumo

O presente artigo analisa a especificidade do corpo reprodutivo feminino para a politização da vida natural característica de sociedades biopolíticas, a partir da análise da regulação dos direitos reprodutivos no Brasil, por meio do “Estatuto do Nascituro”, e a constituição da reprodutividade, enquanto dispositivo, como uma substância biopolítica geradora de hysteras homo sacer.  

Palavras-chave: Biopolítica; Corpo reprodutivo; “Estatuto do nascituro”.

Abstract

The present article analyzes the specificity of the female reproductive body for the politicization of the natural life characteristic of biopolitical societies, from the analysis of the regulation of the reproductive rights in Brazil, through the "Statute of the Child", and the constitution of the reproductivity as a device, as a biopolitical substance generating hysteras homo sacer.

Keywords: Biopolitics; Reproductive Body; "Status of the unborn child”.

Biografia do Autor

Joice Graciele Nielsson, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUI

Doutora em Direito – UNISINOS. Mestre em Desenvolvimento – UNIJUI. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos - e do Curso de Graduação em Direito da UNIJUI. Integrante do Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos.

Downloads

Publicado

2020-06-03

Como Citar

Nielsson, J. G. (2020). Corpo Reprodutivo e Biopolítica: a hystera homo sacer / Body Reproductive and Biopolitic: a hystera homo sacer. Revista Direito E Práxis, 11(2), 880–910. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/40921

Edição

Seção

Artigos inéditos