Luzes, câmera... Ação! No ar, a transformação midiática do conceito de periferia no conceito de comunidade

Autores

  • Denise da Cruz Paim Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS
  • Rodrigo de Oliveira Machado Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS
  • Helena B. K. Scarparo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS
  • Adolfo Pizzinato Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2013.8595

Palavras-chave:

Periferia, Mídia, Comunidade, Ethos

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a construção de uma cultura midiática de periferia e sua relação com o conceito de comunidade, ilustrada pela análise do caso Central da Periferia, programa exibido pela Rede Globo de Televisão, em 2006. Ao problematizar o binômio maioria/minoria e suas consequências na sociedade da informação o estudo busca entender como a construção discursiva do ethos do enunciador da periferia midiática transforma a cultura desse lugar em práticas de consumo.

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Publicado

20-12-2013

Como Citar

Paim, D. da C., Machado, R. de O., Scarparo, H. B. K., & Pizzinato, A. (2013). Luzes, câmera. Ação! No ar, a transformação midiática do conceito de periferia no conceito de comunidade. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 13(3), 835–854. https://doi.org/10.12957/epp.2013.8595