O brincar como modo de tratamento ao real da doença

Autores

  • Cássio Eduardo Soares Miranda Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
  • Ruth Helena Pinto Cohen Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2013.7932

Resumo

Este artigo discute, a partir de uma perspectiva psicanalítica, como o brincar constitui-se como um modo de tratamento ao real da doença, em crianças acometidas de diversos tipos de câncer. Traça considerações sobre o brincar e o simbólico, a partir das idéias freudianas para, em seguida, discutir o modo como Lacan pensa o brincar e a sua função na clínica com crianças. A partir de um fragmento de caso clínico, este artigo tenta demonstrar o modo como os pressupostos teóricos assumidos servem de operadores lógicos, no que se refere aos casos de crianças em tratamento no Instituto de Pediatria e Puericultura Marzagão Gesteira.

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Publicado

03-10-2013

Como Citar

Miranda, C. E. S., & Cohen, R. H. P. (2013). O brincar como modo de tratamento ao real da doença. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 13(1), 205–214. https://doi.org/10.12957/epp.2013.7932