Estado da Arte sobre Violência e Escola: Análises e Problematizações Ético-Políticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2022.68639

Palavras-chave:

violência, escola, estado da arte, psicologia

Resumo

Esta revisão de literatura mapeia e discute a produção acadêmica sobre violência e escola em artigos publicados entre 2003 e 2017 por autores(as) da área da psicologia. Adentraram o estado da arte 101 artigos, os quais foram analisados desde uma perspectiva crítica e interseccional, buscando compreender quais concepções sobre violência e escola orientam os estudos. A maioria decorre de pesquisas de campo, sendo a escola pública e os estudantes dos anos finais do ensino fundamental e médio, respectivamente, o contexto e os sujeitos mais investigados. Há uma escassez de pesquisas sobre racismo, sexismo, homofobia e capacitismo, violências presentes nas relações escolares e estruturais em nossa sociedade. Essa lacuna, atrelada a invisibilização dos marcadores sociais que constituem os sujeitos pesquisados, denota uma aderência à concepção de um suposto sujeito universal na psicologia e sinaliza a necessária problematização sobre as posições epistemológicas que permeiam esse campo de estudo. Consideramos fundamental que pesquisadores(as) da área da psicologia trabalhem com métodos de pesquisa alternativos e com a analítica interseccional, visando à escuta das narrativas de docentes, estudantes, famílias e comunidade sobre suas experiências de opressão e violências, e com a participação destes na elaboração de estratégias educativas e políticas de enfrentamento nas escolas.

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Publicado

30-06-2022

Como Citar

Groff, A. R., Leandro, G. C., Lobo, J. P., Alves, J. de O., & Moraes, M. C. de. (2022). Estado da Arte sobre Violência e Escola: Análises e Problematizações Ético-Políticas. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 22(2), 604–623. https://doi.org/10.12957/epp.2022.68639

Edição

Seção

Psicologia Social