Compreensão Leitora: Efeitos do Ensino Explícito no 3º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2021.64041

Palavras-chave:

leitura, compreensão da leitura, ensino, avaliação

Resumo

Muito mais do que reconhecer palavras, ler significa extrair sentido do que é lido. Neste artigo, é apresentada e analisada uma intervenção pedagógica que focalizou o ensino explícito da compreensão leitora entre estudantes de 3º ano do ensino fundamental em uma escola pública municipal de Curitiba-PR. A pesquisa teve um desenho quase-experimental com pré e pós-teste, cuja amostra constituiu-se por 48 estudantes, sendo 24 do grupo experimental e 24 do grupo controle. No Pré-teste foi aplicada uma Prova de Compreensão de Texto, a qual foi repetida no Pós-teste (1) juntamente com uma segunda Prova de Compreensão (Pós-teste 2), utilizada para avaliar a compreensão dos participantes excluindo-se a possibilidade de as respostas terem sido aprendidas. Os resultados indicaram que, após a intervenção, os grupos apresentaram diferenças de desempenho na compreensão de textos estatisticamente significativas. Contudo, os grupos não apresentaram diferenças significativas em compreensão inferencial, sugerindo que a compreensão literal possa ser um nível basilar na trajetória do desenvolvimento de uma compreensão leitora mais abrangente. Aponta-se como linha de investigação futura a inclusão de mais um módulo de intervenção, focalizando níveis mais complexos de compreensão, para que se possa ter uma avaliação mais acurada da eficácia do programa.

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

Braz, E. D. H., & Guimarães, S. R. K. (2021). Compreensão Leitora: Efeitos do Ensino Explícito no 3º ano do Ensino Fundamental. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 21(4), 1683–1702. https://doi.org/10.12957/epp.2021.64041

Edição

Seção

Dossiê Linguagem, Leitura e Escrita e as Bases Científicas da Alfabetização