Programas Baseados em Mindfulness para Alunos Universitários: Relato de Experiência de um Projeto de Extensão
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2021.61059Keywords:
relato de experiência, extensão universitária, atenção plena, promoção da saúde, estudantesAbstract
Extensão universitária é um dos pilares da universidade brasileira, juntamente com ensino e pesquisa. A oferta de programas baseados em mindfulness para alunos de graduação como ação de extensão lhes oferece a oportunidade de desenvolverem habilidades psicológicas e sociais para manejar o estresse e promover a saúde e a qualidade nas interações acadêmicas. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de gerenciamento de um projeto de extensão universitária de programas baseados em mindfulness para alunos de graduação em uma universidade pública durante três anos. Para tanto, o trabalho foi organizado nas seções iniciação, planejamento, execução, monitoramento e encerramento do projeto. Procedimentos foram detalhados e os principais desafios e benefícios percebidos foram relatados juntamente com as lições aprendidas. O índice de interesse na intervenção foi elevado, havendo demanda superior à oferta de vagas. A realização de programas de mindfulness na universidade depende também da formação do instrutor que os ministrará e da disponibilidade de recursos e estrutura física para oferecê-los. Por fim, considera-se que ações como essas são possíveis no contexto universitário, recomendando-se o seu registro e formalização como extensão, avaliando recursos disponíveis, calendário e demandas acadêmicas e fidelidade ao currículo ministrado.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.