Depressão em Pais de Crianças com Deficiência Física: uma Revisão da Literatura de 2013 a 2018

Autores

  • Diego Rodrigues Silva Universidade de São Paulo - USP
  • Rogerio Lerner Universidade de São Paulo - USP
  • Maria Cristina Machado Kupfer Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2020.52586

Palavras-chave:

deficiente físico, depressão (emoção), relações pais-criança

Resumo

Os primeiros anos do bebê são períodos sensíveis em que a disponibilidade dos pais é necessária para o desenvolvimento infantil. Estudos indicam que a detecção da deficiência física na criança aumenta o risco de depressão parental. Evidenciar suas causas e consequências para os pais e para a qualidade do vínculo que estabelecem com seus filhos é fundamental para fornecer os cuidados necessários a essas famílias. Este artigo revisa e discute a literatura acerca da depressão em pais de crianças com deficiência física nos últimos cinco anos. Os termos "disability", "depression", "parents" e "physical disability" foram utilizados nas bases PsycNET, Scopus, Web of Science, BVS e PEP-Web. Foram selecionadas 20 publicações. Os resultados revelaram que pesquisas quantitativas e transversais predominam, assim como o estudo das variações em relação à gravidade da deficiência. Quando detectada, a depressão foi frequentemente moderada, com aspectos singulares como culpa e remorso mediando sua probabilidade de ocorrência. Poucos estudos exploram como o sofrimento dos pais pode incidir sobre o aumento do grau de incapacitação motora da deficiência. Concluiu-se que o tempo transcorrido após o diagnóstico parece um fator preponderante, mas que agrega outros como reações ao diagnóstico e modos de elaboração. Pesquisas longitudinais futuras são necessárias para essa verificação.

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Publicado

09-07-2020

Como Citar

Silva, D. R., Lerner, R., & Kupfer, M. C. M. (2020). Depressão em Pais de Crianças com Deficiência Física: uma Revisão da Literatura de 2013 a 2018. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 20(2), 559–578. https://doi.org/10.12957/epp.2020.52586

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento