Eventos de vida e Construção da Identidade na Adultez Emergente
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2020.52582Palavras-chave:
história de vida, eventos de vida, memória autobiográfica, adultez emergenteResumo
Durante o período da adultez emergente, a forma como eventos vividos são compreendidos é afetada pela narrativa de história de vida internalizada pelo indivíduo. A investigação dos tipos de experiências mais frequentes nessa fase contribui para a compreensão da forma como histórias de vida e identidades são construídas. O objetivo deste estudo foi investigar temáticas frequentes nos eventos de vida considerados importantes por jovens universitários. Participaram 287 universitários, com idades entre 18 e 35 anos (M = 22,55; DP = 5,88) que responderam a um questionário no qual relataram sete eventos mais importantes de suas vidas. Valência emocional, importância, prevalência e idade na qual ocorreu foram atribuídos pelos participantes aos seus eventos de vida. Os eventos citados foram, em sua maioria, considerados positivos, resultado condizente com a literatura sobre memória autobiográfica. As três categorias mais citadas envolveram temáticas relacionadas à exploração identitária e de possibilidades, características marcantes da adultez emergente.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.