Diário de Campo e a Relação do(a) Pesquisador(a) com o Campo-Tema na Pesquisa-Intervenção

Autores

  • Renata Fischer da Silveira Kroeff Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Póti Quartiero Gavillon Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Laís Vargas Ramm Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2020.52579

Palavras-chave:

diário, pesquisa-intervenção, pesquisa qualitativa, metodologia, pesquisa de campo

Resumo

O presente trabalho aborda a relação do(a) pesquisador(a) com o campo-tema, desfazendo a sobreposição entre campo e espaço geográfico, para refletir sobre o papel do uso de diários de campo na pesquisa-intervenção. A partir da abordagem enativa da cognição, tomamos a noção de afeto como elemento modulador da atenção do(a) pesquisador(a), que se relaciona com a problemática da pesquisa, produzindo registros de aspectos do cotidiano e de suas implicações no diário, que passam a ser percebidos como parte do campo-tema da pesquisa. Tomamos como objeto de análise diários de campo escritos por pesquisadores(as) em uma pesquisa que buscava acompanhar processos de aprendizagem com um jogo digital de localização. Concluímos que o uso do diário de campo acompanha e participa da produção da atenção do(a) pesquisador(a) na sua inserção no campo-tema, de modo que as memórias, hábitos e a inserção do(a) pesquisador(a) nos contextos cotidianos também compõem a pesquisa, tomada como um fazer político que intervém na realidade.

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Publicado

09-07-2020

Como Citar

Kroeff, R. F. da S., Gavillon, P. Q., & Ramm, L. V. (2020). Diário de Campo e a Relação do(a) Pesquisador(a) com o Campo-Tema na Pesquisa-Intervenção. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 20(2), 464–480. https://doi.org/10.12957/epp.2020.52579

Edição

Seção

Psicologia Social