Acesso e qualidade da informação recebida sobre sexo e sexualidade na perspectiva adolescente

Autores

  • Milene Fontana Furlanetto Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
  • Angela Helena Marin Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Tonantzin Ribeiro Gonçalves Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2019.46907

Palavras-chave:

educação sexual, adolescentes, habilidades na comunicação

Resumo

O presente estudo, de delineamento explanatório sequencial, corte transversal e abordagem mista, buscou caracterizar o acesso e a qualidade da informação recebida sobre sexo e sexualidade nos contextos familiar e escolar a partir da perspectiva de adolescentes. Os participantes foram adolescentes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de duas escolas de São Leopoldo e quatro de Porto Alegre. Na etapa quantitativa, 253 jovens responderam ao Questionário de Dados Sociodemográficos e Comportamentos Sexuais, enquanto que na etapa qualitativa foram realizados grupos focais. Os dados foram analisados estatisticamente e por análise temática, destacando-se dois grandes temas: 1) fontes e limites de acesso às informações sobre sexo e sexualidade e 2) vieses da comunicação. A média de iniciação sexual foi de 13,7 anos (DP=1,33) e o uso inconsistente de preservativo foi relatado por 40% dos participantes. Em conjunto, os dados sugerem uma lacuna entre a transmissão de informações sobre sexo e sexualidade nos contextos investigados e o comportamento preventivo dos adolescentes, revelando o escopo reduzido de temáticas abordadas, sentimentos de constrangimento e atitudes sexistas e homofóbicas. Destaca-se a necessidade de investimento em capacitação de profissionais para a realização da educação sexual na escola, visando atender não somente os adolescentes, mas também suas famílias.

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Publicado

03-12-2019

Como Citar

Furlanetto, M. F., Marin, A. H., & Gonçalves, T. R. (2019). Acesso e qualidade da informação recebida sobre sexo e sexualidade na perspectiva adolescente. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 19(3), 644–664. https://doi.org/10.12957/epp.2019.46907

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento