A escuta qualificada na assistência social: Da postura diagnóstica às formas (po)éticas de escutar
Resumo
O presente artigo tece considerações acerca da terminologia "escuta qualificada" no contexto do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com o objetivo de ampliar a instrumentalização e intervenção da Psicologia na proteção social, foi feita uma pesquisa documental e bibliográfica acerca do conceito de escuta, como ela se articula nas produções acadêmicas na área da Assistência Social e nos materiais parametrizadores da política. Foi possível identificar a presença de uma escuta diagnóstica nos parâmetros do trabalho social que entendemos encontrar-se fortemente articulada com o conceito de "exame" de Foucault (1999). Por outro lado, em diálogo com Mèlich (2001) e Larrosa (2014), consideramos outras maneiras de realizar o processo de escuta das populações atendidas na referida política pública, subvertendo a lógica de vigilância-punição.
Palavras-chave
Psicologia; Assistência Social; Escuta
DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2019.46905
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