Diálogos com o Feminino: pelas ondas do rádio mulheres que fazem psicologia para mulheres
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2018.42243Palabras clave:
feminismo, história da psicologia, gênero, rádioResumen
A pesquisa Diálogos com o Feminino aborda a trajetória de mulheres na psicologia brasileira, buscando evidenciar as especificidades do saber psi que se dedicou às questões do feminino e produziu uma intervenção específica de psicologia feita por mulheres e para mulheres. Esta comunicação apresenta dados da primeira fase da pesquisa, constituindo uma análise de abordagem qualitativa, natureza aplicada, com objetivo exploratório e procedimento de análise documental sobre a contribuição da jornalista e mestre em psicologia social Irede Cardoso para a psicologia articulada ao movimento feminista brasileiro. O estudo parte da experiência do programa de rádio Elas por Elas, compreendendo-o como uma original intervenção sobre a questão da mulher, tanto pelo diálogo que propunha com a psicologia, quanto pela utilização de instrumentos de comunicação via rádio e telefone, assim como pela colocação de questões específicas da mulher de forma coletivizada. Em seguida, são discutidos elementos da biografia de Irede Cardoso, abordando sua trajetória e produção acadêmica. Os resultados demonstram que o saber psi estudado na pesquisa formou esforços para a coletivização da pauta feminista.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.