O papel ativo da criança em situações lúdicas na Educação Infantil

Autores

  • Eloína Ariana Ribeiro Damasceno Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF
  • Melina de Carvalho Pereira Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2018.38811

Palavras-chave:

crianças, brincadeiras, educação infantil

Resumo

Este estudo investigou o papel ativo da criança na Educação Infantil em interações lúdicas com pares de idade e situações lúdicas, dirigidas pelo educador. Parte-se de uma compreensão sociointeracionista do desenvolvimento e da brincadeira como contexto relevante para a observação do comportamento infantil (Carvalho, Pedrosa & Rossetti-Ferreira, 2012). Foram utilizadas videogravações, com crianças de 2 a 4 anos e os respectivos educadores em suas salas de aula, em dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) da cidade do Recife. Por meio de uma análise microgenética dos dados, observou-se a capacidade das crianças para se adaptar ativamente a situações e extrapolar o uso convencional de objetos, criando brincadeiras através do material disponibilizado pelo adulto, sendo flexíveis aos fatos ocorridos e até mesmo aos acontecimentos espontâneos. Percebeu-se que os pequenos exercitam seu papel ativo ao subverter a ordem da brincadeira, dos objetos e também a disposição dos equipamentos da sala, trazendo elementos presentes no seu cotidiano de forma criativa. Destaca-se a necessidade de se pensar em metodologias que enfatizem os pontos de vista da criança, considerando-a como construtora ativa de significações.

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Publicado

31-12-2018

Como Citar

Silva, E. A. R. D., & Pereira, M. de C. (2018). O papel ativo da criança em situações lúdicas na Educação Infantil. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 18(2), 532–549. https://doi.org/10.12957/epp.2018.38811

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento