Terapia assistida por animais e transtornos do neurodesenvolvimento

Autores

  • Jéssica Riedi Souza Marinho Centro Universitário FADERGS
  • Renata de Souza Zamo Centro Universitário FADERGS

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2017.37702

Palavras-chave:

TAA, animais, crianças, transtornos, Psicologia

Resumo

Este artigo visa levantar, por meio de construções teórico-científicas, os benefícios que a Terapia Assistida por Animais (TAA) pode gerar quando utilizada para tratamento com crianças que apresentam algum comprometimento neurodesenvolvimental. O contato humano-animal é conhecido desde a antiguidade, porém, apenas na atualidade estudos em torno deste viés estão crescendo. Portanto, foi realizada uma revisão crítica da literatura, analisando os dados coletados a partir de análise de conteúdo. Os resultados apontam o potencial benéfico deste tipo de intervenção com crianças com dificuldades sociais, cognitivas e físicas. Os animais mais utilizados são cachorros e cavalos para tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down e Deficiência Intelectual. Dessa forma, há uma possibilidade de que os profissionais da Psicologia, e de outras áreas da saúde, utilizem ou  encaminhem para a Terapia Assistida por Animais (TAA) seus pacientes. Ainda assim, conclui-se que há a necessidade de mais estudos empíricos.

Downloads

Publicado

25-10-2018

Como Citar

Marinho, J. R. S., & Zamo, R. de S. (2018). Terapia assistida por animais e transtornos do neurodesenvolvimento. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 17(3), 1063–1083. https://doi.org/10.12957/epp.2017.37702

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento