Habilidades sociais infantis: comparações por gênero, idade e características escolares

Autores

  • Thaciana Araujo da Silva Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Lília Iêda Chaves Cavalcante Universidade Federal do Pará – UFPA

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2017.37134

Palavras-chave:

habilidades sociais, crianças, escolares

Resumo

Habilidades sociais podem variar ao longo do desenvolvimento do indivíduo em razão de características pessoais e escolares. Neste estudo verificou se há diferenças nas médias de habilidades sociais em dois grupos de crianças de acordo com gênero, idade, ano escolar, presença de dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento. Participaram 81 crianças, entre seis e doze anos, alunos do segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental e nove professores. Utilizou-se o Inventário Multimídia de Habilidades Sociais de Crianças - Del Prette (IMHSC-Del Prette). Os resultados indicaram que crianças com idades entre seis e oito anos e alunos no segundo ano escolar, são propensas a apresentar médias inferiores de habilidades sociais em relação àquelas entre nove a doze, que cursavam o terceiro ao quinto ano. Não houve diferenças significativas para dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento. Aponta-se que idade e ano escolar foram preditivos para presença de baixas habilidades sociais na amostra investigada, entretanto ressalta-se a necessidade de conhecer características do contexto de desenvolvimento das crianças por entender que padrões culturais de relações influenciam na presença ou ausência de adequado repertório social. Outras medidas de avaliação comportamental devem ser aplicadas em pesquisas futuras no contexto pesquisado.

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Publicado

12-09-2018

Como Citar

Silva, T. A. da, & Cavalcante, L. I. C. (2018). Habilidades sociais infantis: comparações por gênero, idade e características escolares. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 17(2), 616–634. https://doi.org/10.12957/epp.2017.37134

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento