Psicoterapia de casal em um serviço-escola de Psicologia: uma ilustração clínica

Autores

  • Natalia Monti Di Osti Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Maíra Bonafé Sei Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Sandra Aparecida Serra Zanetti Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2016.32956

Palavras-chave:

psicanálise, psicoterapia, casal

Resumo

Diversas são as estratégias de intervenção no campo da Psicologia Clínica e a psicoterapia de casal se apresenta como uma destas possibilidades. Entende-se que a psicoterapia psicanalítica de casal almeja auxiliar o casal a tornar conscientes conteúdos antes inconscientes, para que possam ser analisados e elaborados. Neste contexto, é importante a análise de mecanismos transferenciais, contratransferenciais, de resistência, além do fenômeno da transmissão psíquica geracional e os pactos inconscientes. Diante deste panorama, objetiva-se desenvolver um estudo teórico-clínico sobre a psicoterapia psicanalítica de casal, por meio da análise de um caso atendido em um serviço-escola de Psicologia. Dentre os resultados, por meio da compreensão da contratransferência, pôde-se perceber que a resistência do casal em debruçar-se em questões de caráter conjugal ligava-se ao fato de intuitivamente apreender que o pacto inconsciente que os mantinha juntos poderia se desfazer caso fosse desvendado e elaborado em terapia. Diante deste contexto, o artigo discute o trabalho que foi possível ser feito no processo terapêutico.

Downloads

Publicado

15-03-2018

Como Citar

Osti, N. M. D., Sei, M. B., & Zanetti, S. A. S. (2018). Psicoterapia de casal em um serviço-escola de Psicologia: uma ilustração clínica. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 16(3), 993–1012. https://doi.org/10.12957/epp.2016.32956

Edição

Seção

Psicologia Clínica e Psicanálise