Satisfação de crianças com a vida: as contribuições da família e da escola

Autores

  • Fabiane Friedrich Schütz Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Marcela Bortolini Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Jorge Castellá Sarriera Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2016.29248

Palavras-chave:

satisfação com a vida, escola, família, criança

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar a contribuição da satisfação com a família e com a escola para a predição da satisfação com a vida. Participaram 2105 crianças, com idades entre 10 e 12 anos matriculadas em escolas públicas e particulares do Rio Grande do Sul. Os instrumentos utilizados foram: âmbito satisfação com a escola do General Domain Satisfaction Index, cinco itens relativos à satisfação com aspectos dos relacionamentos familiares e a escala de item único Overal Life Satisfaction. Foram realizadas análises de variância por idade e sexo e análise de regressão múltipla. Os resultados indicam que existem diferenças estatisticamente significativas por idade e sexo.  A análise de regressão múltipla verificou que os itens que mais predisseram a satisfação com a vida foram relativos a serem ouvidas pelos seus pais (β=0,158; p<0,01), estarem satisfeitas com a experiência na escola (β=0,156; p<0,01) e com os colegas (β=0,124; p<0,01). Ressalta-se que a satisfação com a família e com a escola explicam 21,8% da variância da satisfação com a vida. Destaca-se a importância do estímulo ao diálogo entre família e escola para promover o bem-estar da criança.

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Publicado

30-06-2017

Como Citar

Schütz, F. F., Bortolini, M., & Sarriera, J. C. (2017). Satisfação de crianças com a vida: as contribuições da família e da escola. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 16(2), 549–567. https://doi.org/10.12957/epp.2016.29248

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento