Expectativas relacionadas à reinserção familiar: um estudo com adolescentes com histórico de situação de rua, familiares e educadores

Sara Guerra Carvalho de Almeida, Normanda Araujo de Morais

Resumo


Este estudo objetivou analisar as expectativas acerca da reinserção familiar (RF) de adolescentes com histórico de situação de rua, a partir da perspectiva de três categorias de participantes (cinco adolescentes, cinco familiares e dois educadores sociais), que responderam a uma entrevista semi-estruturada um mês antes da saída dos adolescentes da instituição de acolhimento e, portanto, do seu regresso às casas de familiares. A análise de conteúdo das entrevistas mostrou que as expectativas dos adolescentes tendem a ser mais positivas que a dos seus familiares e educadores sociais. No entanto, os adolescentes descreveram-se com medo, inseguros e ansiosos para voltarem para casa. Ainda, constatou-se que os adolescentes mencionaram o desejo de reencontrar os familiares e que os familiares e educadores frisaram as dificuldades e limites do contexto (uso de drogas, falta de habitação e a violência na comunidade). As três categorias de participantes, porém, citaram a importância do programa “jovem aprendiz” para a reinserção. Conclui-se ressaltando a relevância da escuta desses três importantes atores do processo de RF, assim como da importância da prévia preparação dos adolescentes e suas famílias, de forma que a reinserção não se limite à reunificação física, mas que implique uma reunificação psicológica dos adolescentes às suas famílias e vice-versa.

Palavras-chave


reinserção familiar; institucionalização; situação de rua; adolescentes; família

Texto completo:

PDF HTML


DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2016.29230

Licença Creative Commons
A revista Estudos e Pesquisas em Psicologia esta licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 3.0 Não Adaptada.

 

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Instituto de Psicologia
© Estudos e Pesquisas em Psicologia
Rua São Francisco Xavier, 524, bloco F, sala 10.005, 10° andar, CEP 20550-013, Rio de Janeiro-RJ, Brasil
Telefone: (21) 2334-0651

E-mail: revispsi@gmail.com