Dependência de internet e habilidades sociais em adolescentes

Autores

  • Lauren Bulcão Terroso Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
  • Irani Iracema de Lima Argimon Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2016.24839

Palavras-chave:

adolescente, assertividade, dependência de internet, habilidades sociais

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar a associação entre as habilidades sociais (HS) e a dependência de internet (DI), a associação entre variáveis sócio-demográficas e HS, assim como constatar as variáveis preditoras da DI, em uma amostra composta por 482 escolares selecionados aleatoriamente em um município do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes e o Internet Addiction Test. Os resultados indicaram que os adolescentes dependentes de internet tinham maior dificuldade em manifestar comportamentos socialmente habilidosos em relação ao escore total de HS e às classes: autocontrole, assertividade, abordagem afetiva e desenvoltura social. Também foi constatado que ter um menor repertório total de HS aumenta a razão de chances de o jovem ter DI. Esses resultados sugerem que um pior repertório de HS está associado a DI. Assim, apesar de a internet prover benefícios aos adolescentes, o uso demasiado está associado à algumas classes de HS subdesenvolvidas. Contudo, cabe ressaltar que nos relacionamentos on-line também há oportunidade de manifestar certas classes de HS que podem ser considerados um tipo de contato social importante, principalmente para os jovens.

Downloads

Publicado

21-07-2016

Como Citar

Terroso, L. B., & Argimon, I. I. de L. (2016). Dependência de internet e habilidades sociais em adolescentes. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 16(1), 200–219. https://doi.org/10.12957/epp.2016.24839

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento