Transtornos mentais comuns e associação com variáveis sociodemográficas e estressores ocupacionais: uma análise de gênero

Autores

  • Mary Sandra Carlotto Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS
  • Mariana Barcinski Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS
  • Rosália Fonseca Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2015.19424

Palavras-chave:

transtornos mentais comuns, estresse ocupacional, gênero

Resumo

Este estudo teve por objetivo identificar a prevalência de Transtornos Mentais Comuns (TMC) em servidores públicos da Justiça Estadual e verificar a existência de associações entre variáveis sociodemográficas e estressores ocupacionais entre homens e mulheres. A amostra aleatória constituiu-se de 541 servidores públicos, 354 mulheres e 187 homens, pertencentes a uma instituição do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul, em 2011. Os instrumentos utilizados foram o Self Reporting Questionnaire (SRQ-20) para avaliar os Transtornos Mentais Comuns e um questionário composto por questões sobre dados sociodemográficos, laborais e estressores ocupacionais. Os resultados evidenciaram que as mulheres apresentam maior prevalência de TMC. Na relação entre TMC e variáveis sociodemográficas e estressores ocupacionais, de acordo com o sexo, verifica-se relação com o tempo de trabalho e com os estressores carga horária, diversidade, complexidade do trabalho e relação com chefia, colegas e ambiente social. Os dados foram discutidos a partir da compreensão sobre o mercado de trabalho contemporâneo e sua interface com as relações de gênero. Os resultados apontam a necessidade de intervenções diferenciadas nos grupos pesquisados.

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Publicado

05-11-2015

Como Citar

Carlotto, M. S., Barcinski, M., & Fonseca, R. (2015). Transtornos mentais comuns e associação com variáveis sociodemográficas e estressores ocupacionais: uma análise de gênero. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 15(3), 1006–1026. https://doi.org/10.12957/epp.2015.19424

Edição

Seção

Psicologia Social