A fenomenologia de Husserl no contexto da psicologia na virada para o século XX
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2015.19423Palavras-chave:
fenomenologia, psicologia fenomenológica, história da psicologiaResumo
Neste artigo buscamos esclarecer como a fenomenologia de Husserl situa-se no contexto da psicologia na passagem para o século XX. Focamos especialmente na obra Investigações Lógicas, que marca a virada de Husserl à fenomenologia. Inicialmente, examinamos o surgimento da Psicologia Experimental na Alemanha para, posteriormente, examinarmos a influência que Husserl exerceu em algumas dessas escolas na primeira década do século XX e, em particular, nas escolas de Würzburg, Göttingen, Berlim e Munique. Constatamos que a fenomenologia de Investigações Lógicas foi recebida como uma forma de psicologia descritiva, cujo intuito seria a preparação conceitual para a elaboração de uma psicologia empírica.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.