A percepção do professor sobre os efeitos da música no comportamento dos alunos
Resumo
Esta pesquisa objetivou verificar se a música provoca mudança de comportamentos internalizantes e externalizantes, no contexto de sala de aula. Foram realizadas dezessete intervenções com duas turmas – uma turma experimental e outra de controle – do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública em uma cidade do Alto Vale do Itajaí (SC). No grupo experimental, as crianças tiveram contato com a letra e a melodia da música nas brincadeiras e exercícios e no grupo de controle foi usado somente o texto. Foi utilizado o CBCL na versão para professores, aplicado antes e após as intervenções. Os resultados obtidos não validaram a H1 da pesquisa, que afirmava existir diferença no comportamento de crianças que tiveram a música como mediadora dos comportamentos internalizantes e externalizantes na sala. Porém, apesar desses níveis não serem considerados significativos, os escores de todos os domínios investigados na pesquisa aumentaram, com exceção dos domínios relacionados aos problemas somáticos e problemas sociais. Hipóteses várias foram buscadas na literatura para justificar os objetivos não alcançados, tais como: a frequência das intervenções, tempo de investigação, ritmo e andamento da musica utilizada, etc.
Palavras-chave
música; comportamento; externalização; internalização
DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2014.12647
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