Depressão na adolescência: habilidades sociais e variáveis sociodemográficas como fatores de risco/proteção

Autores

  • Josiane Rosa Campos Universidade Federal de São Carlos – UfsCar
  • Almir Del Prette Universidade Federal de São Carlos – UfsCar
  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette Universidade Federal de São Carlos – UfsCar

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2014.12645

Palavras-chave:

habilidades sociais, depressão, adolescentes, fatores de risco/proteção, predição

Resumo

Habilidades sociais e algumas variáveis sociodemográficas têm sido apontadas como fatores de risco/proteção que podem ser preditivos da depressão em adolescentes. No entanto, ainda não se tem claro quais classes de habilidades e quais variáveis sociodemográficas seriam críticas nessa relação. Este trabalho teve por objetivo investigar quais dessas variáveis podem ser fatores de risco ou proteção da depressão na adolescência, bem como avaliar o poder preditivo de um modelo que inclui essas variáveis. Participaram 642 adolescentes, média de 13 anos, 103 com e 539 sem indicadores de depressão. Os dados, coletados com o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette), o Inventário de Depressão Infantil (CDI) e o Critério Brasil (CCEB), foram analisados por regressão logística múltipla. Habilidades mais frequentes de empatia e autocontrole bem como idade de 12 anos revelaram-se fatores de proteção; dificuldade nas habilidades de civilidade e sexo feminino mostraram-se fatores de risco. O modelo avaliado apresentou baixo poder preditivo. As implicações dos resultados são discutidas.

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Publicado

10-09-2014

Como Citar

Campos, J. R., Prette, A. D., & Prette, Z. A. P. D. (2014). Depressão na adolescência: habilidades sociais e variáveis sociodemográficas como fatores de risco/proteção. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 14(2), 408–428. https://doi.org/10.12957/epp.2014.12645

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento