As Indicações das Crianças Sobre uma Edificação Adaptada para a Educação Infantil
Keywords:
Criança, Educação Infantil, edificações escolaresAbstract
As edificações estão cada vez mais voltadas para atender às necessidades dos seres humanos e, neste sentido, este estudo teve por propósito analisar a qualidade do ambiente de uma escola adaptada para funcionar como um espaço de Educação Infantil. Trata-se de um estudo exploratório, junto a crianças de quatro a seis anos. Elas expressaram, através de desenhos e de explicação/descrição, seus desejos e necessidades do ambiente educacional. Os desenhos e as explicações ou descrições produzidas pelas crianças foram analisados e suas respostas foram ordenadas de forma sintética e objetiva, formando categorias. Nestas, constatam-se: ênfase no ambiente externo, contato ou estudos sobre animais, nos elementos para diversão, brinquedos e brincadeiras, mas também interesse pelos recursos materiais que tradicionalmente compõem os espaços pedagógicos. Independentemente da faixa etária, este estudo confirma que as crianças, como usuárias, são capazes de discriminar aspectos relevantes para o seu processo de desenvolvimento. Além disso, pode-se afirmar que elas, nos espaços de educação pública, nem sempre estão freqüentando ambientes com a qualidade construtiva indicada pelos estudiosos da área de engenharia, arquitetura e psicologia.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.