Conteúdos ensinados em disciplinas de Orientação Profissional na graduação em psicologia

Autores

  • Maiana Farias Oliveira Nunes Universidade São Francisco
  • Ana Paula Porto Noronha Universidade São Francisco
  • Rodolfo Augusto Matteo Ambiel Universidade São Francisco

Palavras-chave:

Orientação vocacional, Formação profissional, Avaliação psicológica

Resumo

Estudos de levantamento do estado atual de certas áreas do saber são importantes no diagnóstico de necessidades de pesquisas futuras e na observação do conhecimento já produzido. A presente pesquisa analisou 25 ementas de disciplinas de Orientação Profissional (OP), disponibilizadas nos sites das universidades. Realizou-se um mapeamento do conteúdo lecionado nas disciplinas de OP, tendo sido descritos os Estados a que os cursos de graduação pertenciam, o semestre em que as disciplinas eram oferecidas, o nome das disciplinas, sua carga horária, a quantidade e o tipo de conteúdo lecionado por semestre. Entre os resultados, destaca-se uma maior concentração de disciplinas no 4o ano do curso e uma ênfase nos aspectos teóricos básicos que descrevem a área e na testagem. São discutidos aspectos referentes à formação profissional e à qualidade do ensino em OP.

Downloads

Publicado

01-04-2007

Como Citar

Nunes, M. F. O., Noronha, A. P. P., & Ambiel, R. A. M. (2007). Conteúdos ensinados em disciplinas de Orientação Profissional na graduação em psicologia. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 7(1), 127–137. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/10953