Algumas considerações sobre o letramento e o desenvolvimento metalingüístico e suas implicações educacionais

Autores

  • Márcia Elia da Mota Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Consciência metalingüística

Resumo

As discussões sobre as práticas de ensino da língua escrita têm polarizado o debate entre aqueles que defendem a volta de um ensino mais diretivo da escrita, enfatizando as correspondências entre letra e som (decodificação), e aqueles que defendem práticas que valorizam o letramento. Os últimos acreditam que o ensino com base na decodificação acaba por desinteressar a criança da leitura, pois, por ser a leitura uma aquisição cultural, não pode ser dissociada de seus usos e funções. O presente trabalho faz uma revisão crítica das duas posições teóricas e propõe que a alfabetização seja vista em todos os seus aspectos, sejam eles cognitivos, afetivos e sociais.

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Publicado

01-12-2007

Como Citar

Mota, M. E. da. (2007). Algumas considerações sobre o letramento e o desenvolvimento metalingüístico e suas implicações educacionais. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 7(3), 477–489. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/10875