Memória pictórica e inteligência: duas evidências de validade

Autores

  • Fabián Javier Marín Rueda Universidade São Francisco - USF
  • Dario Cecilio-Fernandes Universidade São Francisco - USF
  • Fermino Fernandes Sisto Universidade São Francisco - USF

Palavras-chave:

Inteligência, Memória, Validade, Testes

Resumo

O objetivo do presente estudo foi procurar evidências de validade concorrente e por grupos extremos para o Teste Pictórico de Memória. Participaram 204 estudantes universitários do Estado de Minas Gerais, sendo 39,2% homens e 60,8% mulheres, com idades variando de 17 a 56 anos. Foram aplicados de forma coletiva o Teste Pictórico de Memória e o Teste de Raciocínio Inferencial. Quanto à validade concorrente, os resultados revelaram correlações positivas e significativas, variando de 0,34 até 0,56, sem o controle da idade, e de 0,31 a 0,54 controlando tal efeito. Em relação aos grupos extremos, os estudantes com alta e baixa pontuação no Teste de Raciocínio Inferencial apresentaram maiores e menores pontuações no Teste Pictórico de Memória respectivamente. Com base nisso, concluiu-se que foram constatadas evidências de validade concorrente e por grupos extremos para o Teste Pictórico de Memória.

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Publicado

01-12-2008

Como Citar

Rueda, F. J. M., Cecilio-Fernandes, D., & Sisto, F. F. (2008). Memória pictórica e inteligência: duas evidências de validade. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 8(3), 774–788. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/10562