Habilidades de vida: uma estratégia preventiva ao consumo de substâncias psicoativas no contexto educativo

Autores

  • Fernando Santana de Paiva Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Marisa Cosenza Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Palavras-chave:

Habilidades de vida, Substâncias psicoativas, Prevenção, Adolescência, Escola

Resumo

Os resultados de alguns levantamentos epidemiológicos tem apontado para o elevado contingente de jovens consumidores de álcool, tabaco e outras drogas. Frente a isso, tem-se buscado o desenvolvimento de ações voltadas a promover um conjunto de competências psicossociais, as quais são estratégicas para a prevenção ao consumo dessas substâncias. Para esta finalidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere a utilização do modelo Habilidades de Vida, o qual se configura como um processo de desenvolvimento de competências psicossociais consideradas essenciais para o desenvolvimento humano. Nesta perspectiva, a instituição escolar tem sido apontada como palco privilegiado para a realização de intervenções de tal natureza. Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar o modelo Habilidades de Vida de intervenção preventiva e de promoção de saúde no âmbito escolar, considerando a implementação de modelos proativos de intervenção, que possam contribuir de modo mais efetivo para o desenvolvimento saudável entre crianças e jovens.

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Publicado

01-12-2008

Como Citar

Paiva, F. S. de, & Rodrigues, M. C. (2008). Habilidades de vida: uma estratégia preventiva ao consumo de substâncias psicoativas no contexto educativo. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 8(3), 672–684. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/10554