ENTRE OS ASSENTOS, OS PRECEDENTES E OS ACÓRDÃOS DE UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA. QUE ESPAÇO PARA A SEGURANÇA DAS DECISÕES JURÍDICAS?

Autores

  • Ana Luísa Rego Melro Universidade de Aveiro, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2023.76133

Palavras-chave:

Assentos, precedentes, acórdãos de uniformização de jurisprudência, certeza jurídica, segurança jurídica.

Resumo

Entre o que foi a vigência dos assentos, em Portugal, e o que é a influência do precedente nos acórdãos de uniformização de jurisprudência, percorreu o processo civil português um longo caminho. Se o motivo para os assentos como fonte de Direito era, na Casa das Suplicação, o facto de trazer certeza e segurança jurídicas ao caso em concreto e à sociedade civil; o que justificou a sua revogação foram, igualmente, essas certeza e segurança jurídicas[1], precisamente, por não ser o Direito português baseado em precedente, não podendo, por isso, as partes esperar que, porque uma decisão teve determinado sentido, assim se faça numa situação igual. O artigo faz, então, uma sintética abordagem ao que são todos esses institutos legais, apresentando, sempre que possível, a sua natureza histórica, concluindo-se com o que se entende por segurança das decisões jurídicas e que impactos tem essa segurança na atualidade. A reflexão realizada e apresentada no presente artigo usou como metodologia a revisão de bibliográfica, sendo, por isso, de cariz marcadamente teórico.


[1] CORDEIRO, António Menezes. Anotação. Revista da Ordem dos Advogados, [S. l.], p. 307–329, [s. d.]. Disponível em: https://portal.oa.pt/upl/%7B4015045d-5199-45c5-a3c6-228d6a12970d%7D.pdf. Acesso em 22 dez 2022.

Biografia do Autor

Ana Luísa Rego Melro, Universidade de Aveiro, Portugal

Licenciada em Sociologia, pela Universidade do Minho; em Gestão, pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro e em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Mestre em Sociologia da Infância, pela Universidade do Minho. Doutorada em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais e em Políticas Públicas, pela Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal. 

Downloads

Publicado

2023-05-16

Como Citar

Melro, A. L. R. (2023). ENTRE OS ASSENTOS, OS PRECEDENTES E OS ACÓRDÃOS DE UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA. QUE ESPAÇO PARA A SEGURANÇA DAS DECISÕES JURÍDICAS?. Revista Eletrônica De Direito Processual, 24(2). https://doi.org/10.12957/redp.2023.76133