A IMPUGNAÇÃO DAS DECISÓES INTERLOCUTÓRIAS NO DIREITO LUSITANO

Autores

  • Clarissa Guedes Universidade de São Paulo - USP

Palavras-chave:

direito processual lusitano, agravo, impugnação, interlocutórias

Resumo

O objetivo deste trabalho é sistematizar, no âmbito do direito lusitano, a evolução do recurso de agravo como instrumento destinado à impugnação de decisões interlocutórias. A adoção desse recurso no direito processual civil brasileiro suscitou e ainda suscita, desde os primórdios da criaçãoda justiça até os dias atuais, constante polêmica acerca de seu cabimento, procedimento e modalidades. Cuida-se da descrição da evolução do agravo e da respectiva sistematização nas Ordenações do Reino, no intuito de viabilizar a visualização do instituto que originou o agravobrasileiro. A partir dessa perspectiva histórica, pudemos perceber que sistemática do agravo lusitano guarda compreensíveis semelhanças com o nosso método de impugnação das decisões interlocutórias.O que se busca com esse tipo de análise é demonstrar a importância de se difundiremos estudos e ensinamentos históricos, que despertam o interesse pela mudança de perspectiva metodológica no estudo do direito processual.

Biografia do Autor

Clarissa Guedes, Universidade de São Paulo - USP

Mestre em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ e Doutoranda em Direito Processual pela Universidade de São Paulo - USP.

Downloads

Publicado

2016-02-18

Como Citar

Guedes, C. (2016). A IMPUGNAÇÃO DAS DECISÓES INTERLOCUTÓRIAS NO DIREITO LUSITANO. Revista Eletrônica De Direito Processual, 4(4). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/21615