EFETIVIDADE NO PROCESSO ANTIEXACIONAL: A PERSECUÇÃO DA COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA NA EXECUÇÃO COLETIVA DO DIREITO INDIVIDUAL HOMOGÊNEO
Resumo
A consolidação do Direito Processual Coletivo, enquanto ramo específico, é fenômeno contemporâneo; e, como tal, pelo débil arcabouço normativo vigente, exige estudo minucioso, buscando parâmetros que dêem azo a um tratamento de melhor efetividade à matéria. Efetividade esta, para o presente contexto, analisada à luz da repercussão da compensação tributária no âmbito da execução de sentenças coletivas, quando da tutela de direitos individuais homogêneos. Ainda o mais ao sê-la reforçada pela hodierna tendência às novas sentenças e aos novos poderes do juiz para a prestação da tutela jurisdicional. Tal sistematização e análise constituem o objetivo precípuo deste trabalho, que, acrescido do fato de que o processo coletivo revela-se um dos caminhos mais potencializados para um instrumento de tutela dos hipossuficientes, encontra na sua função social o seu porquê.
Palavras-chave
Direito Processual Coletivo Antiexacional. Direitos e Interesses Individuais Homogêneos. Execução de Sentença Coletiva. Compensação Tributária. Efetividade Jurisdicional.
Texto completo:
PDFDireitos autorais 2013 Juliana Peralva Domingues

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Eletrônica de Direito Processual (REDP). e-ISSN: 1982-7636
Campus Maracanã, Pavilhão João Lyra Filho, 7º andar
Bloco F, sala 7123. Rio de Janeiro/RJ. Brasil
Telefones: (21) 2334-0072 ou 2334-0312. E-mail: fhrevistaprocessual@gmail.com