EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E NEOLIBERALISMO NO BRASIL: RETROCEDER, TREINAR E CAPACITAR PARA A PRECARIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.69594

Resumo

Este texto analisa como o neoliberalismo modela uma nova perspectiva sobre a educação profissional e tecnológica. Neste sentido, o objetivo do artigo é analisar qual a visão e o lugar da EPT na sociedade neoliberal. A partir de uma análise histórico-descritiva, a pesquisa  usará de autores do campo crítico para entender as mudanças dirigidas à formação para o trabalho no Brasil. Logo em seguida, o estudo relaciona o neoliberalismo com traços fundamentais das novas políticas de formação profissional, indicando pontos como o rejuvenescimento da Teoria do Capital Humano, o retorno da Pedagogia das Competências e a emergência de discursos ligados ao empreendedorismo, a meritocracia e a precarização do trabalhador. Ao final, será possível perceber que as políticas atuais atuam num cenário regressivo em que uma formação ampla, pautada na ciência e na emancipação dá lugar a programas educacionais que são reduzidos a um treinamento. O texto se encerra analisando os impactos deste cenário para a realidade brasileira (periférica e dependente) e busca indicar caminhos para a resistência.

Biografia do Autor

Tiago Fávero de Oliveira, IF Sudeste MG - Campus Santos Dumont

Professor EBTT Filosofia Campus Santos Dumont - IF Sudeste MG

Doutorando (PPFH/UERJ)

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública (CAEd/UFJF)

Referências

ACCIOLY, Inny; LAMOSA, Rodrigo de Azevedo Cruz. As Competências Socioemocionais na Formação da Juventude: Mecanismos de Coerção e Consenso frente às Transformações no Mundo do Trabalho e os Conflitos Sociais no Brasil. Vértices (Campos dos Goitacazes), v. 23, n. 3, p. 706 – 733, 2021.

ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1995, p. 9 – 23.

BEHRING, Elaine Rosseti. Brasil em contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. São Paulo: Cortez, 2003.

BOITO JR., Armando. Reforma e crise política no Brasil: os conflitos de classe nos governos do PT. Campinas: Editora da Unicamp / Unesp, 2018.

CATINI, Carolina. Empreendedorismo, privatização e o trabalho sujo da educação. Revista USP. São Paulo. n. 127. p. 53 – 68. out./nov./dez., 2020.

CHAUÍ, Marilena. O totalitarismo neoliberal. Anacronismo e Irrupción. v. 10. n. 18. may./oct., 2020, p. 307 – 328.

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. 2ª ed. São Paulo / Brasília: Editora UNESP / FLASCO, 2005a.

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. 2ª ed. São Paulo / Brasília: Editora UNESP / FLASCO, 2005b.

FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeira: Zahar Editores, 1975.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A gênese do Decreto 5154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 21 – 56.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Novos fetiches mercantis da pseudo-teoria do capital humano no contexto do capitalismo tardio. In: ANDRADE, Juarez de; PAIVA, Lauriana Gonçalves de (Orgs.). As políticas públicas para a educação no Brasil contemporâneo. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011, p. 18 – 35.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Projeto societário, ensino médio integrado e educação profissional: o paradoxo da falta e sobra de jovens qualificados. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: Relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ/LPP, 2018, p. 42 – 62.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. 4ª ed. São Paulo: Civilização Brasileira, 1982.

HARVEY, David. O neoliberalismo: histórica e implicações. 5ª ed. São Paulo: Loyola, 2014.

MAGALHÃES, Jonas Emanuel Pinto. Competências Socioemocionais: gênese e incorporação de uma noção na política curricular e no ensino médio. e-Mosaicos. v. 10. n. 23. jan./abr., 2021, p. 62 – 84.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política: livro I: o processo de produção do capital. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2017.

OLIVEIRA, Francisco de. Os direitos do antivalor: a economia política da hegemonia perfeita. Petrópolis: Vozes, 1998.

OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista, o ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003.

OLIVEIRA, Tiago Fávero de. Do “Estado Providência” o “Estado Penitência”: considerações sobre o Estado Neoliberal e as repercussões para o contexto brasileiro. In: NEVES, Bruno Miranda et al (Orgs.). Desenvolvimento e Civilização. v. 1. Curitiba: Appris, 2021a, p. 67 – 82.

OLIVEIRA, Tiago Fávero de. A Educação Profissional e Tecnológica a partir das Novas Diretrizes: da precarização à privatização. Educação Profissional e Tecnológica em Revista. v. 5. n. 2. 2021b, p. 205 – 228. Disponível em: <https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1039>. Acesso em jul. 2022.

OTRANTO, Celia Regina. Criação e implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFETs. Revista RETTA. Ano I. n. 1. jan./jun 2010, p. 89 – 110.

PACHECO, Eliezer (Org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.

PAULANI, Leda. O Projeto Neoliberal para a Sociedade Brasileira: sua dinâmica e seus impasses. In: NEVES, Lúcia; LIMA, Júlio (Orgs.). Fundamentos da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2008, p. 67 – 107.

RAMOS, Marise. É possível uma pedagogia das competências contra-hegemônica? Relações entre pedagogia das competências, construtivismo e neopragmatismo. Trabalho, Educação e Saúde. v.1. 2003, p. 93 – 114.

RAMOS, Marise. A política de educação profissional no Brasil contemporâneo: avanços, recuos e contradições frente a projetos de desenvolvimento em disputa. In: CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS (CGEE). Mapa da educação profissional e tecnológica: experiências internacionais e dinâmicas regionais brasileiras. Brasília, DF, 2015, p. 97 – 117.

SOUSA JUNIOR, Justino. Práxis, Ontologia e Formação Humana. Lisboa: Atlântico Editorial, 2021.

WOOD, Ellen Meiksins. Democracia contra Capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2011.

Downloads

Publicado

2023-04-25

Como Citar

Oliveira, T. F. de. (2023). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E NEOLIBERALISMO NO BRASIL: RETROCEDER, TREINAR E CAPACITAR PARA A PRECARIZAÇÃO. Revista Desenvolvimento & Civilização, 4(1), 37–56. https://doi.org/10.12957/rdciv.2023.69594