ENTRE A EDUCAÇÃO BANCÁRIA E A INTERCULTURALIDADE: REFLETINDO OS IDEAIS DE PAULO FREIRE EM TEMPOS DE “PÁTRIA EDUCADORA”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2022.58774

Resumo

O presente artigo traz como objetivo refletir os conceitos de Freire sobre a educação bancária, o impacto na vida do aluno/trabalhador e a proposta de uma educação intercultural e analisar as investidas do site Brasil Paralelo de desconstrução da vida e obra de Paulo Freire presente no segundo episódio do documentário Trilogia Pátria Educadora intitulado Pelas barbas do profeta. A revisão bibliográfica associada a análise de conteúdo de Bardin, possibilitou um olhar crítico sobre a influência da monocultura e intercultura nas práticas educacionais e sobre os relatos apresentados contra Freire no documentário “Pátria Educadora”. Discutimos a forma como os pressupostos da emancipação crítica dos oprimidos na sociedade atual, continua ressoando como uma ameaça a manutenção do status quo. A problemática levantada e seus achados revelam a importância de intensificarmos a conscientização das classes populares, opondo-nos a quaisquer formas de cerceamento do direito, dos esfarrapados da terra, à liberdade de luta e emancipação de sua condição de oprimido.

Biografia do Autor

Rosane Barreto Ramos Santos, Instituto Oswaldo Cruz-IOC/FIOCRUZ

Doutoranda na Fundação Instituto Oswaldo Cruz – IOC/ FIOCRUZ no Programa de Ensino em Biociências e Saúde (2019 - atual); Mestra em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense pelo Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão vinculado ao Instituto de Biologia (CMPDI-UFF/ 2016); Psicopedagoga e Especialista em Supervisão Educacional pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); Pedagoga pela Universidade Estácio de Sá (UNESA); Participante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudo Saúde Educação e Diversidade – NESED certificado pelo CNPQ/ UFF; Supervisora Educacional da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) e Orientadora Educacional da Educação Básica do Município de Nova Iguaçu.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012. Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/222-537011943/17681-paulo-freire-e-declarado-o-patrono-da-educacao-brasileira. Acesso em: jun. 2020.

FANON, Franz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

FANON, Franz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54ª ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 63. ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a sociedade e a educação. In: FRIGOTTO, Gaudêncio. (Org.). Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 14. Ed. São Paulo: Cortez, 2013.

TRILOGIA Pátria Educadora. Pelas barbas do Profeta – Capítulo 2. Brasil Paralelo, 2020. (72m01s). Disponível em: https://site.brasilparalelo.com.br /series/patria-educadora/. Acesso em: jun. 2020.

WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, Vera Maria. (Org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 letras, 2009.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Como Citar

Santos, R. B. R. (2022). ENTRE A EDUCAÇÃO BANCÁRIA E A INTERCULTURALIDADE: REFLETINDO OS IDEAIS DE PAULO FREIRE EM TEMPOS DE “PÁTRIA EDUCADORA”. Revista Desenvolvimento & Civilização, 3(2), 59–77. https://doi.org/10.12957/rdciv.2022.58774