FERNANDES, Florestan. O QUE É REVOLUÇÃO?. SÃO PAULO: EXPRESSÃO POPULAR, 2018.

Tiago Fávero de Oliveira

Resumo


Resenha da obra "O que é revolução?" de Florestan Fernandes. 

A importância do pensamento e da militância de Florestan Fernandes para a história da democracia no país é reconhecida por muitos teóricos e cidadãos. Num momento de crise democrática e de novos padrões de socialização, refletir sobre “O que é revolução” é atual e necessário. A obra em análise foi originalmente publicada, em parceria com Caio Prado Júnior, no ano de 1981 dentro do livro “Clássicos sobre a revolução brasileira” (PRADO JÚNIOR; FERNANDES, 2000). Utilizou-se, nesta resenha, a nova edição de 2018 da Editora Expressão Popular (FERNANDES, 2018), dentro da qual foi publicada apenas o texto do sociólogo paulista. 

O autor analisa, em seu texto, a trajetória histórica da revolução burguesa no capitalismo dependente brasileiro, sinalizando para a necessária revolução operária, vista como caminho para a realização de um Estado democrático independente. O livro é dividido em seis partes, apresentadas pelo autor como questões, a saber: o que se deve entender por revolução?; “quem faz” a revolução?; é possível “impedir” ou “atrasar” a revolução?; como “fortalecer a revolução” e “leva-la até o fim”?; revolução nacional ou revolução proletária?; como “lutar pela revolução proletária” no Brasil?. Nesta resenha, optou-se por dar centralidade à obra, com muitas citações do texto original, a partir do agrupamento de temas que são relevantes, sem se preocupar em acompanhar cada parte de modo específico.

Texto completo:

PDF

Referências


FERNANDES, Florestan. O que é revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

_____________. A Revolução Burguesa no Brasil: ensaios de interpretação sociológica. São Paulo: Editora Globo, 2005.

FREITAG, Bárbara. Florestan Fernandes: revisitado. Estudos Avançados. São Paulo, v. 19, n. 55, p. 229 – 243, 2005. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142005000300016&lng=en&nmr=iso. Acesso: 10 out. 2020.

PRADO JÚNIOR, Caio; FERNANDES, Florestan. Clássicos sobre a Revolução Brasileira. São Paulo: Expressão Popular, 2000.




DOI: https://doi.org/10.12957/rdciv.2020.55574

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Tiago Fávero de Oliveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.