PENSARNOS Y PROYECTARNOS COMO REGIÓN BIOMA PAMPA DE EDUCACIÓN SUPERIOR

Autores

  • Wilson Marcelo Ubal

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2020.54754

Resumo

O presente artigo se baseia em uma experiência em construção na região sul do Rio Grande do Sul (Brasil) e Noroeste do Uruguai denominada Projeto Região Bioma Pampa de Instituições Públicas de Educação Superior (RBPIPES). O projeto que reúne as principais instituições públicas de Ensino Superior da região com o fim de aprofundar o vínculo acadêmico, contém uma potencialidade modelar em seu desenho e metodologia. Por este motivo, pode servir de orientação para projetos territoriais de características análogas. Começamos pela contextualização de nossa região e uma breve apresentação do Bioma Pampa. Continuamos historicizando um movimento que tem gerado entre as instituições públicas de nossa região um compartilhamento de princípios e êxitos alcançados. Com a posterior abordagem das potencialidades e desafios do projeto, culminamos o trabalho comum a utopia humanizadora: constituirmos um centro de Educação Superior de referência continental e mundial em um conjunto de temáticas estratégicas para o desenvolvimento sustentável de nossa região, sem perder de vista o necessário aprofundamento dos processos de justiça social para os homens e mulheres destas latitudes do continente.

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UBAL M., Girardi A., Asconavieta P. Relatoría 1er Foro de Instituciones

públicas de Educación Superior de la Región Bioma Pampa. Inédito.

Publicado

2020-09-25

Como Citar

Ubal, W. M. (2020). PENSARNOS Y PROYECTARNOS COMO REGIÓN BIOMA PAMPA DE EDUCACIÓN SUPERIOR. Revista Desenvolvimento & Civilização, 1(1). https://doi.org/10.12957/rdciv.2020.54754