Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

O texto deve ser submetido eletronicamente no campo próprio da Revista. Para enviá-lo, é preciso cadastrar-se como autor. [ver item Diretrizes de cadastramento] Após o cadastramento como autor, o próprio sistema mostrará ao usuário os passos a serem seguidos para o correto envio dos trabalhos. Os trabalhos serão encaminhados para os pareceristas de forma anônima para avaliação, conforme nossa política. 

Diretrizes para autores:

  1. Os autores devem possuir ORCID para que se identifique a autoria de forma inequívoca, bem como para conectar de forma fácil e correta os autores a sua produção científica.
  2. As edições da revista têm periodicidade semestral, recebendo manuscritos, em português ou espanhol, em fluxo contínuo.
  3. A submissão é feita no site da Revista Desenvolvimento e Civilização, no portal de periódicos da UERJ: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rdciv , em arquivo no formato Microsoft Word e em conformidade com as diretrizes apresentadas para todas as seções (conforme o template que está disponível aqui. Recomendamos que assista ao vídeo de instrução antes do processo de submissão. As orientações se encontram aqui.)
  4. As informações relacionadas à identificação de autores e autoras (nome, instituição, nome do orientador etc.), no corpo do texto, em notas de rodapé e referências, devem ser removidas do arquivo/template e das propriedades do documento, a fim de garantir o anonimato no processo de avaliação. Essas informações devem ser substituídas por “Autor (a)”, “Instituição”, “Orientador”.
  5. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (Doc, Docx) desde que não ultrapassem 2MB.

 

Serão aceitos manuscritos inéditos e que não estejam sendo avaliados por outro periódico, nas seguintes modalidades: 

  • Dossiês temáticos – artigos com temas definidos pelo Conselho Editorial para compor as edições da Revista, elaborados entre 12 e 25 laudas.
  • Artigos livres – submetidos ao Conselho Editorial pelos seus autores, deverão ser elaborados entre 12 e 20 laudas.
  • Debate sobre obras/documentos históricos fundamentais – textos encomendados sobre algum objeto previamente definido pelo Conselho Editorial, com extensão de 08 a 15 laudas. 
  • Boletim bibliográfico – texto que reúne as principais contribuições de dois ou mais autores sobre um determinado tema, com extensão mínima de 05 e máxima de 10 laudas.
  • Resenhas – destinam-se a avaliações críticas de publicações recentes ou de autores clássicos. Terão entre 05 e 08 laudas, seguindo os critérios gerais de formatação apresentados para todas as seções. Os dados da publicação (título, autor, editora, cidade, ano, número de páginas) devem constar como título, seguido do nome do autor, com nota de rodapé indicando titulação, vínculo institucional e endereço eletrônico. Dispensam-se resumo e palavras-chave.
  • Entrevistas – devem ter 10 e 20 laudas, seguindo os critérios gerais de formatação apresentados para todas as seções.

Os manuscritos serão analisados por pareceristas ad hoc, mantendo o sigilo da identidade tanto dos pareceristas quanto dos autores. Os pareceres poderão recomendar:

    • a aceitação integral do texto;

    • a aceitação com pequenas modificações. Neste caso, o trabalho será reenviado ao(s) autor(es) para que procedam às alterações;

    • a recusa integral.

  1. O Conselho Editorial se reserva o direito de realizar inferências na estrutura e corpo do texto, com o objetivo de manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores.

  1. O envio de originais implica a cessão de direitos autorais e de publicação para Revista Desenvolvimento e Civilização. As opiniões e informações emitidos nos trabalhos são de exclusiva responsabilidade dos autores e autoras.

  2. A Revista Desenvolvimento e Civilização não cobra nenhuma taxa dos autores interessados em publicar seus trabalhos. Os trabalhos publicados são disponibilizados gratuitamente para acesso por meio eletrônico.

Autoria

Devem configurar como autores apenas aqueles que contribuíram intelectualmente para o desenvolvimento do estudo. O tipo de participação de cada autor deve ser indicado na folha de rosto. Colaborar na coleta de dados, realizar alguma técnica ou ceder equipamentos para obtenção de dados não são, por si só, critérios suficientes para autoria de um estudo. Nessas situações, quem colaborou pode ser citado em Agradecimentos. O autor deve atender um ou mais dos seguintes requisitos: (1) participação na idealização do desenho do estudo; (2) participação na coleta, análise e interpretação dos dados; (3) participação na redação do estudo; e (4) participação na revisão final e aprovação do manuscrito para submissão.

 

Diretrizes de cadastramento 

Caso não possua o cadastro siga os passos abaixo para efetuá-lo: 

  1. Para se cadastrar no sistema o autor deve clicar em CADASTRO (localizado no menu da revista) 
  2. Preencher o formulário com informações de: Login, senha, Prenome (Primeiro nome), nome do meio, sobrenome, iniciais, sexo, instituição, e-mail, País, e marcar a opção AUTOR. Ao final clique em Cadastrar. 

Caso já possua cadastro em outra revista e deseje se cadastrar na Revista: 

  1. Acesse o site da Revista; 
  2. Sem estar logada clique em cadastro; 
  3. Na tela de cadastro clique em "Clique aqui caso já possua cadastro em alguma revista do portal"; 
  4. Insira seu login e senha, marque a opção Autor: Pode submeter à revista; 
  5. Por fim clique em cadastrar. 

Caso já tenha feito cadastro (somente na Revista Desenvolvimento & Civilização), mas a tela de submissão não está disponível: 

  1. Acesse o site da revista Desenvolvimento & Civilização; 
  2. Logar no sistema; 
  3. Na barra lateral, clicar em perfil; 
  4. Na aba papéis, Marque a opção autor; 
  5. Por fim, clique em salvar. 

Após feito o cadastro, para que seja feita a submissão: 

  1. Após o cadastro, logue no sistema (para tanto preencha as informações de login e senha na barra lateral direita) para confirmar clique em acesso; 
  2. Após o login, clique em Nova Submissão; 
  3. Em "Passo 1. Início" confirme as condições para submissão caso seu artigo as cumpra, concorde com o Direito Autoral da Revista, no campo "Comentários para o editor" insira até cinco (5) avaliadores em potencial para o seu artigo, informando nome, instituição e email para contato, clique em Salvar e Continuar. 
  4. Clique em Escolher Arquivo para transferir seu manuscrito, selecione-o clique em abrir em seguida em Transferir, clique em Salvar e Continuar. 
  5. Preencha corretamente os campos com as informações dos autores no "Passo 3. Metadados da submissão (indexação)" devendo constar: Nome do autor(res) , titulação, identificação da instituição a que pertencem, cidade, estado e país de origem, bem como o(s) correio(s) eletrônico(s)*; e dados sobre o artigo (título, resumo, palavras-chave etc.). Clique em Salvar e Continuar. (*) Caso haja mais de um autor pressione o botão “Incluir autor” para inserir outros autores. 
  6. Na página "Passo 4. Documentos Suplementares", transfira os documentos anexos, folha de rosto e etc. Clique em Escolher Arquivo para transferir seu manuscrito, selecione-o clique em abrir em seguida em Transferir, Preencha o título correto e clique em Salvar e Continuar. Se houver mais de um arquivo para submeter repita o processo até enviar todos eles para o sistema. Após clique em Salvar e Continuar; 
  7. Confira se os arquivos enviados estão corretos e clique em Concluir Submissão. 

Envio de nova versão do texto após a avaliação por pares 

  1. Logar no sistema; 
  2. Clicar em "autor"; 
  3. Em seguida clicar no título do artigo; 
  4. Clicar em avaliação; 
  5. No campo "transferir versão do autor" selecione o artigo corrigido clicando em "escolher artigo" e para confirmar clique em upload fazer a transferência.

⠀⠀⠀⠀

Serão aceitos manuscritos inéditos e que não estejam sendo avaliados por outro periódico, nas seguintes modalidades:

Dossiês temáticos – artigos com temas definidos pelo Conselho Editorial para compor as edições da Revista, elaborados entre 12 e 25 laudas.


Artigos livres – submetidos ao Conselho Editorial pelos seus autores, deverão ser elaborados entre 12 e 20 laudas.


Debate sobre obras/documentos históricos fundamentais – textos encomendados sobre algum objeto previamente definido pelo Conselho Editorial, com extensão de 08 a 15 laudas.


Boletim bibliográfico – texto que reúne as principais contribuições de dois ou mais autores sobre um determinado tema, com extensão mínima de 05 e máxima de 10 laudas.


Resenhas – destinam-se a avaliações críticas de publicações recentes ou de autores clássicos. Terão entre 05 e 08 laudas, seguindo os critérios gerais de formatação apresentados para todas as seções. Os dados da publicação (título, autor, editora, cidade, ano, número de páginas) devem constar como título, seguido do nome do autor, com nota de rodapé indicando titulação, vínculo institucional e endereço eletrônico. Dispensam-se resumo e palavras-chave.


Entrevistas – devem ter 10 e 20 laudas, seguindo os critérios gerais de formatação apresentados para todas as seções.

Artigos Livres

Requisitos: estar cursando ao menos o doutorado.

Debate sobre obras/documentos históricos fundamentais

Requisitos: estar cursando ao menos o doutorado.

Resenhas

Requisitos: estar cursando ao menos o mestrado.

Entrevistas

Requisitos: estar cursando ao menos o mestrado.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.