Processos urbanos relacionados: periferização e produção de habitação social no núcleo da região metropolitana de Curitiba pelo programa minha casa minha vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2021.51155

Palavras-chave:

Periferização. Habitação de interesse social. Sustentabilidade. Programa Minha Casa, Minha Vida. Núcleo da Região Metropolitana de Curitiba – NUC-RMC.

Resumo

Resumo

A produção de habitações de interesse social no Núcleo da Região Metropolitana de Curitiba, financiadas com recursos do programa federal Minha Casa, Minha Vida, se encontra intimamente ligada ao processo de periferização, apesar do PMCMV propor a garantia das condições de sustentabilidade urbanística, social e ambiental da população envolvida como seu princípio norteador. Nesse contexto, surge o questionamento: considerando os programas oficiais e focalizando áreas periurbanas, como se encontram as condições de sustentabilidade nos conjuntos habitacionais de interesse social no Núcleo da Região Metropolitana de Curitiba? Tem-se como premissa que a seleção de terrenos periféricos para implantação dos conjuntos habitacionais prejudica as condições de sustentabilidade urbana e ambiental dos mesmos. O método de pesquisa adotado foi o estudo de caso de conjuntos habitacionais localizados nos municípios de Curitiba e Fazenda Rio Grande. Os resultados demonstraram que a falta de utilização dos instrumentos do Estatuto da Cidade, como a demarcação de Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) juntamente ao Parcelamento e Edificação Compulsórios e ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) Progressivo no Tempo, criou fragilidade ao quesito de qualidade urbana desses conjuntos habitacionais, que acabaram sendo implantados nas bordas dos perímetros urbanos dos municípios, ampliando o processo de periferização.

Biografia do Autor

Rafaela Antunes Fortnato, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Arquiteta Urbanista, Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR e do Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento – PPGMADE – UFPR. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9045832238374440

Principais trabalhos publicados: 1.LIMA, C. A. ; FORTUNATO, R. A. Mobilidade e qualidade espacial urbana no entorno de terminais do sistema BRT de Curitiba: desenho urbano e condições socioambientais. URBE. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO URBANA, v. 9, p. 329-345, 2017.

2. FORTUNATO, R. A.. Favelas e ocupações irregulares em áreas de várzea e fundos de vale: produtos da lei do valor sobre o uso e ocupação do espaço urbano. In: LIMA, M. D. V et. al. (Org.). Reflexões socioambientais: interfaces. 1ed. Londrina - PR: Editora Mecenas, 2014, v. 1, p. 60-80.

 

 

Cristina Araújo Lima, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Arquiteta Urbanista, Doutora em Meio Ambiente  e Desenvolvimento, Professora Associada da Universidade Federal Paraná – UFPR. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1725213417971743. 

Principais trabalhos publicados: 1. Crecimiento urbano y condiciones socioambientales. Apuntes sobre nuevos enfoques del Diseño Urbano. In: MARENGO, C.(org.) Crecimiento urbano: hacia una transformación sustentable del territorio. Cordoba (Argentina): Editorial Universidad Nacional de Cordoba, 2019, v.1. p. 59-84.

2.La mobilité en question: les enseignements de Cincinnati (États-Unis) et de Curitiba (Brésil). In: GODIER, P. ; OBLET, T. ; TAPIE, G. L'éveil métropolitain. Paris : Le Moniteur, 2018. Disp.: http://www.editionsdumoniteur.com.

 

 

Livia Priori Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Bióloga, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Bolsista Fundação Araucária no Núcleo de Inovação Tecnológica da Agência de Inovação do Instituto Federal do Paraná – AGIF. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5691936392482296

 

 

Downloads

Publicado

2021-10-15

Como Citar

Fortnato, R. A., Lima, C. A., & Gonçalves, L. P. (2021). Processos urbanos relacionados: periferização e produção de habitação social no núcleo da região metropolitana de Curitiba pelo programa minha casa minha vida. Revista De Direito Da Cidade, 13(3), 1239–1268. https://doi.org/10.12957/rdc.2021.51155

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos