Infraestrutura e o direito à cidade: crianças em cidades de pedra
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2019.42520Keywords:
Direito à Cidade, Infraestrutura, Reforma Gerencial, Criança, Direito à VozAbstract
O presente artigo analisa a infraestrutura, em suas diferentes concepções, e suas implicações no direito à cidade e na concretização da cidadania, tratando especialmente das crianças que vivem nos grandes centros urbanos. Utilizou-se o método hipotético dedutivo, sob uma abordagem bibliográfica quantitativa, para discutir a relação entre desenvolvimento, infraestrutura e as crianças na cidade. Foram descritos conceitos essenciais acerca da administração pública e de infraestrutura e a sua importância para o desenvolvimento econômico e social do país. Analisou-se como o crescimento descontrolado de cidades brasileiras faz com que as estruturas urbanas tenham que ser repensadas, uma vez que excluem os seus próprios moradores. Destacaram-se as crianças como seres únicos dentro dessa dinâmica, que são diretamente impactadas pelas cidades, mas não participaram da sua criação ou reformas. Foram analisadas experiências internacionais e brasileiras que promovem a sua participação em projetos visando mudanças no meio em que vivem, a começar por suas escolas. Percebeu-se que garantir o direito à cidade para a criança vai muito além da sua reinserção nas cidades, envolve a sua participação na criação de novas estruturas, que não as excluam, mas permitam que se relacionem no ambiente público com adultos, e outras crianças.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.