Cidade moderna/colonial e desenvolvimentismo: uma crítica do cenário urbano brasileiro a partir do pensamento descolonial

Autores

  • Karina Macedo Fernandes UNISINOS/RS
  • Fernanda Frizzo Bragato UNISINOS/RS
  • Daniel Carneiro Leão Romaguera PUC-RIO e PARIS X

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2019.39827

Palavras-chave:

Cidade moderna/colonial. Pensamento descolonial. Desenvolvimento urbano

Resumo

Este artigo apresenta crítica ao modelo de desenvolvimento urbano adotado pelo Brasil, conforme se identifica a lógica da cidade moderna/colonial e o contexto de expansão do capitalismo global. Tal cenário, se encontra intrinsicamente ligada às problemáticas da exclusão social, da violação de direitos humanos e das condições mínimas de urbanidade e cidadania. Nesse sentido, questiona-se o recente desenvolvimento das cidades brasileiras, caracterizado por práticas discriminatórias, excludentes e opressivas. O que se propôs fazer, a partir de reflexões insurgentes do pensamento descolonial. Este ensaio, então, enfrenta o contexto urbano brasileiro, de acordo com perspectivas que concedem particular atenção à colonialidade constitutiva da modernidade e ao sistema mundial capitalista.

Biografia do Autor

Karina Macedo Fernandes, UNISINOS/RS

Doutoranda e mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2014). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2012). Integrante do Núcleo de Direitos Humanos da UNISINOS. Desenvolve pesquisas na área de Direito, com ênfase em direitos humanos, direito à cidade e pensamento descolonial.

 

Fernanda Frizzo Bragato, UNISINOS/RS

Pesquisadora do CNPq (bolsa produtividade em pesquisa nível 2). Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), Mestrado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), Doutorado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009) e pós-doutorado em Direito pelo Birkbeck College of University of London (2012). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Direito da Unisinos (desde 2010). Professora Visitante Fulbright na Cardozo Law School (2017). Coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da Unisinos. Atua nas seguintes áreas: direitos humanos, direitos indígenas, pós-colonialismo e descolonialidade.

 

Daniel Carneiro Leão Romaguera, PUC-RIO e PARIS X

Doutorando em Direito da PUC-RIO em cotutela na Universidad de Nanterre (PARIS X). Mestre em Jurisdição e Direitos Humanos pela UNICAP/PE, tendo feito Mestrado-Sanduíche na UNISINOS/RS. Membro dos Grupos de Pesquisa “Jurisdição Constitucional, Democracia e Constitucionalização de Direitos”, “Pós-colonialidade e Integração Latino-Americana”  e "Teoria Crítica do Direito".

Downloads

Publicado

2020-02-27

Como Citar

Fernandes, K. M., Bragato, F. F., & Romaguera, D. C. L. (2020). Cidade moderna/colonial e desenvolvimentismo: uma crítica do cenário urbano brasileiro a partir do pensamento descolonial. Revista De Direito Da Cidade, 11(3), 539–562. https://doi.org/10.12957/rdc.2019.39827

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos