Capitalismo, globalização e a proposta de direito à cidade de Henri Lefèbvre

Autores

  • Julyanne Cristine Barbosa de Macedo dos Santos Universidade Federal do Pará - UFPA, Pará
  • Daniella Maria dos Santos Dias Universidade Federal do Pará - UFPA, Pará
  • Paula Regina Arruda Universidade Federal do Pará - UFPA, Pará

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2019.38000

Palavras-chave:

Direito à Cidade. Globalização. Capitalismo. Henri Lefèbvre. Espaço-tempo.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender a proposta de “Direito à Cidade” em Henri Lefèbvre frente às grandes transformações provocadas pelo sistema capitalista e pela globalização. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, foi realizada com base em uma revisão narrativa de bibliografia. O trabalho discorre, inicialmente, sobre como o modo de produção capitalista e a globalização atuaram e atuam como agentes de marginalização e desumanização, especialmente da classe trabalhadora; posteriormente, trata-se sobre a influência desses processos nas transformações do espaço urbano e sua conseqüente fragmentação e; por fim, o trabalho apresenta a proposta do Direito à Cidade em Lefèbvre. O sociólogo francês compreende que o estudo tradicional sobre a cidade atua de forma redutivista e não é capaz de alcançar a complexidade de sua formação, propõe, como contraponto, a construção de uma “Ciência da Cidade” que supere os padrões tradicionais de estudos e retome a centralidade dos sujeitos sociais como atores protagonistas da estruturação da cidade. O Direito à Cidade em Lefèbvre é uma proposta de (re)humanização de sujeitos sociais marginalizados que devem ocupar um lugar de centralidade no processo de (trans)formação da cidade para a superação das desigualdades e descompassos implantados pelo modo de produção capitalista.

Biografia do Autor

Julyanne Cristine Barbosa de Macedo dos Santos, Universidade Federal do Pará - UFPA, Pará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (PPGD/UFPA).

Daniella Maria dos Santos Dias, Universidade Federal do Pará - UFPA, Pará

Pós-Doutorado pela Universidade Carlos III de Madri na Espanha, junto ao Departamento de Direito Público Comparado e ao Instituto Pascual Madoz. Professora Titular do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (Graduação e Pós-Graduação).

Paula Regina Arruda, Universidade Federal do Pará - UFPA, Pará

Pós-doutora pela Universidade de Duisburg-Essen-Alemanha. Doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca - Espanha. Professora na Universidade Federal do Pará, com ênfase em Direito Constitucional e Direitos Humanos. Coordenadora do Laboratório de Justiça Global e Educação em Direitos Humanos na Amazônia (LAJUSA).

Downloads

Publicado

2020-02-27

Como Citar

Santos, J. C. B. de M. dos, Dias, D. M. dos S., & Arruda, P. R. (2020). Capitalismo, globalização e a proposta de direito à cidade de Henri Lefèbvre. Revista De Direito Da Cidade, 11(3), 87–106. https://doi.org/10.12957/rdc.2019.38000

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos