Direito, desenvolvimento sustentável e a exploração energética do gás de xisto no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2019.37691

Palavras-chave:

Gás de xisto. Economia. Meio Ambiente. Licitações Públicas. Desenvolvimento sustentável.

Resumo

A produção energética através da exploração econômica do gás de xisto tem sido objeto de intenso debate no Brasil, especialmente, no que diz respeito aos impactos sociais e ambientais que esse tipo de atividade pode ocasionar. Por meio deste trabalho analisou-se as metodologias e impactos resultantes da exploração do gás de xisto, com base nas experiências de outros países, bem como, abordou-se sob a ótica do desenvolvimento sustentável os instrumentos normativos e rodadas de licitações que vem sendo implementadas no país que com o objetivo de viabilizar-se o exercício dessa atividade econômica. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental e foram adotados os métodos analítico e descritivo para a abordagem da problemática proposta. Como resultado ficou demonstrado que as iniciativas do Poder Público, por meio da Agência Nacional do Petróleo – ANP, para a exploração do gás de xisto no Brasil não estão sendo realizadas com plena observância dos postulados e princípios previstos no art. 225 da Constituição. O presente estudo contribui para uma reflexão crítica acerca da exploração energética do gás de xisto no Brasil, levando-se em consideração os possíveis impactos que podem advir desse processo e o dever constitucional de manutenção do meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Biografia do Autor

Thiago Flores dos Santos, Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Ceará

Doutorando em Direito Constitucional na Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Ceará. Mestre em Direito Ambiental. Professor universitário e gerente jurídico na Eletrobrás Distribuição Amazônia.

 

 

Liane Maria Santiago Cavalcante Araujo, Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Ceará

Doutoranda em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Direito Processual: Grandes Transformações pela UNISUL. Bolsista FUNCAP-CAPES/BRASIL.

Ana Carla Pinheiro Freitas, Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Ceará

Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  
Professora Titular dos cursos de mestrado e doutorado da Universidade de Fortaleza - UNIFOr, Ceará.

Downloads

Publicado

2020-02-27

Como Citar

Santos, T. F. dos, Araujo, L. M. S. C., & Freitas, A. C. P. (2020). Direito, desenvolvimento sustentável e a exploração energética do gás de xisto no Brasil. Revista De Direito Da Cidade, 11(3), 14–38. https://doi.org/10.12957/rdc.2019.37691

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos