A relação entre o direito "dos" desastres e o direito "nos" desastres

Autores

  • Arílson Thomaz Júnior Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Marcos Antônio Mattedi Fundação Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2019.36386

Palavras-chave:

Direito, Desastres, Meio Ambiente, Paradigma da Vulnerabilidade, Paradigma da Ameaça

Resumo

O texto aborda a relação entre direito e desastres. Mais precisamente, como o direito brasileiro tem processado a questão dos desastres. Apesar do crescente interesse científico pelo estudo individualizado dos desastres, a reflexão sobre a sua gestão jurídica permanece pouco explorada. Assim, o artigo pretende investigar como se estabelece e opera a mais recente sistemática para a tratativa dos desastres no âmbito jurídico nacional. Para alcançar os desígnios propostos, o artigo está estruturado em três seções: na seção inicial, ele apresenta os paradigmas teóricos que oferecem substratos para a interpretação e a análise dos desastres; na segunda seção, são abordados os principais argumentos que objetivam implementar uma nova categoria jurídica: o Direito dos Desastres; na terceira e última seção, são elencadas diversas contribuições para aprimorar a discussão, especialmente sobre a necessidade implementar uma concepção normativa compatível com o plano interno do Sistema de Justiça brasileiro.

Biografia do Autor

Arílson Thomaz Júnior, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Mestrando em Desenvolvimento Regional, pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Pesquisador do Núcleo de Estudos da Tecnociência da Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Marcos Antônio Mattedi, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Downloads

Publicado

2020-02-27

Como Citar

Júnior, A. T., & Mattedi, M. A. (2020). A relação entre o direito "dos" desastres e o direito "nos" desastres. Revista De Direito Da Cidade, 11(3), 766–787. https://doi.org/10.12957/rdc.2019.36386