Dinâmica sócio-territorial local: um estudo sobre uma instituição de ensino superior nos municípios de Cruz das Almas e Governador Mangabeira – Bahia / Social and territorial local dynamic: a study on an institution of higher education in the...

Lucas da Silva Almeida, Barbara-Christine Nentwig Silva

Resumo


Trabalho enviado em 25 de janeiro de 2015. Aceito em 16 de fevereiro de 2016

DOI: 10.12957/rdc.2016.20151

Resumo

Este texto discorre sobre o desenvolvimento socioeconômico dos lugares a partir da implantação de instituições de ensino superior. Nessa perspectiva, o objetivo central deste estudo é analisar a inserção da Faculdade Maria Milza na dinâmica territorial e promoção de desenvolvimento nos municípios baianos de Cruz das Almas e Governador Mangabeira. A FAMAM encontra-se localizada nos municípios baianos de Governador Mangabeira, onde está instalada a sede, e em Cruz das Almas, onde funciona o programa de mestrado e atividades de extensão. O período de estudo foi de abril de 2004, quando a FAMAM foi criada, até dezembro de 2014. O método de procedimento foi o estudo de caso com análise de dados quantitativos e abordagem qualitativa, tendo a aplicação de formulários e entrevistas, junto aos agentes envolvidos na Instituição. Os resultados demonstraram que com poucos anos de criação a FAMAM já conseguiu alcançar resultados expressivos, como 15 cursos de graduação e um programa de mestrado, foram notados ainda, impulsos significativos no crescimento do setor imobiliário e de serviços. Nesse sentido, conclui-se esta pesquisa, afirmando que a FAMAM tem influência na dinâmica territorial dos municípios onde possui instalações, passando a ser um elemento capaz de contribuir com a promoção do desenvolvimento local.

Palavras-chave: Ensino Superior. Território. Territorialidade. Desenvolvimento Local. Endogenia.

Abstract

This text focuses on the social and economic development promoted by the implantation of higher education institutions. The main objective of this study is to analyze the presence of Maria Milza College (Faculdade Maria Milza - FAMAM) in terms of territorial dynamics and development in two municipalities of the state of Bahia, Brazil, namely Cruz das Almas and Governador Mangabeira.  FAMAM headquarters are located in the former, while the latter houses the masters program and extension activities. This case study comprises a period of ten years, starting in 2004, when the college was founded, and ending in 2014. Data were collected by means of forms and interviews with the institution’s agents. Analysis of data was performed within a qualitative and quantitative approach. The results show that  despite its short existence, the institution’s growth is significant offering 15 undergraduate courses and a masters program.  FAMAM’s presence also contributed to the local real estate and services expansion. Thus, we might conclude that FAMAM exerts influence on the territorial dynamics and development of the municipalities where its facilities are located.

Keywords: Higher Education. Territory. Territoriality. Local Development. Endogeny


Palavras-chave


Ensino Superior; Território; Territorialidade; Desenvolvimento Local; Endogenia;

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DOI: https://doi.org/10.12957/rdc.2016.20151

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