Blockchain: Publicações, Disrupção Tecnológica e Perspectivas para a Ciência Contábil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v24i3.52275

Resumo

A evolução temporal da tecnologia no âmbito contábil apresenta-se como um paradigma disruptivo. Nesta perspectiva, o objetivo do estudo consiste em mapear as características das publicações que tratem de Blockchain, evidenciando o contexto de gestão de negócios, com foco para a área contábil. O Blockchaincompreende uma tecnologia informacional, mais especificamente, um banco de dados para efetuação de transações que podem ser compartilhadas com as partes interessadas envolvidas nas operações. A partir da plataforma de dados da Scopus selecionou-se o portfólio para posterior análise, no packagebibliometrix, no software R. Foram encontrados documentos a partir do ano de 2015, sendo o ápice de publicações em 2018. Notou-se uma diversidade significativa entre os países de origem dos pesquisadores, com destaque para: China, Estados Unidos e Coréia do Sul, respectivamente. Observou-se um número expressivo de publicações pelos autores asiáticos e maior qualidade (número de citações) de procedência americana e/ou europeia. O trabalho de Nakamoto (2008), referenciado como o precursor, é também o mais citado. Ainda sobre os artigos com maior número de citações, destacam-se temas como: “smart contracts”, “ethereum”, “new economy” e “public networks”. Estes tornam-se fontes de oportunidades no universo contábil, como por exemplo: o ethereum, mediante transações de valores; os smart contracts como facilitador de celebração de contratos entre as partes, assim como meio para minimizar possíveis custos de transação. O estudo contribuiu para a percepção de que esta tecnologia disruptiva conhecida como Blockchain torna-se cada vez mais relevante, principalmente em áreas, como a Contabilidade, cuja tecnologia se faz pertinente.

Biografia do Autor

Carla Milena Gonçalves Fernandes

Mestranda em Contabilidade na linha de Educação e Pesquisa em Contabilidade pelo Programa de Pós-graduação em Contabilidade-PPGCont da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Especialista em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário de Maringá (UniCesumar); Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG; e Graduanda em Ciências Contábeis pela FURG. Tem experiência na área de Administração. Tem interesse pelas áreas de educação, pesquisa em Contabilidade e Administração (ênfase em gestão de projetos e projetos públicos).

Anderson Betti Frare

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças (NUPECOF) e Grupo de Estudos, Pesquisa e Ensino em Contabilidade (GEPECON). Desenvolve pesquisas na linha de Controladoria e Controle Gerencial.

Vagner Horz

Alexandre Costa Quintana

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; e Contabilidade Básica. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Fernandes, C. M. G., Frare, A. B., Horz, V., & Quintana, A. C. (2020). Blockchain: Publicações, Disrupção Tecnológica e Perspectivas para a Ciência Contábil. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 24(3), 62–77. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v24i3.52275

Edição

Seção

Artigos