M-Learning: Percepção de estudantes sobre o uso dessa tecnologia no processo de ensino-aprendizagem nos cursos de pós-graduação em contabilidade

Authors

Abstract

A aprendizagem por meio da tecnologia m-learning tem oportunizado melhoria no ensino, através da interação e autonomia dos estudantes e facilidade na aplicação pelo professor. Nesse contexto esse estudo teve como objetivo analisar a percepção dos pós-graduandos de universidades públicas e privadas quanto ao uso do m-learning no processo de ensino-aprendizagem. A amostra do estudo é composta por 102 estudantes das 22 universidades públicas e privadas do Brasil, que possuem pós-graduação em contabilidade. Os dados foram coletados por meio de questionário on-line, com questões fechadas. A técnica utilizada para análise dos dados foi análise fatorial exploratória que identificou os fatores que indicam a percepção do uso do m-learning pelos estudantes. Os resultados evidenciam que a maioria dos respondentes já utilizaram e/ou utilizam a aprendizagem móvel e indicaram que quanto aos benefícios que esta oferece é: “maior facilidade de acesso e em diferentes horários do dia”, dessa maneira, um fator considerado relevante. Este estudo contribuir ao demonstrar que o uso de dispositivos móveis coopera na aprendizagem e que os benefícios vão além das salas de aulas, já que possibilita tanto aos gestores, quanto aos professores maior visibilidade deste meio para o processo do ensino-aprendizagem.

Author Biographies

Daiane Sotoriva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestra em Contabilidade com ênfase em Educação e Pesquisa em Contabilidade pelo programa de Pós-Graduação de Contabilidade - PPGCONT da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Pós-Graduada - Especialização Ciências Contábeis - FURG. Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 

Deize Aires Neves, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Substituta na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e membro do grupo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças (NUPECOF/FURG). Mestra em Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2023), Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2015).

Débora Gomes de Gomes, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pós-Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2016); Doutora em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2012); Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2005); Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL (1994); Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande FURG

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professor do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap). Editor e membro do Conselho Editorial da revista Sinergia (ISSN 0102-7360, ISSNe 2236-7608). Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças (NUPECOF), credenciado pelo CNPQ. 

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Published

2024-08-20

How to Cite

Sotoriva, D., Neves, D. A., Gomes, D. G. de, & Quintana, A. C. (2024). M-Learning: Percepção de estudantes sobre o uso dessa tecnologia no processo de ensino-aprendizagem nos cursos de pós-graduação em contabilidade. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 29(2), 186–201. Retrieved from https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/82822

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Artigos