M-Learning: Percepção de estudantes sobre o uso dessa tecnologia no processo de ensino-aprendizagem nos cursos de pós-graduação em contabilidade
Abstract
A aprendizagem por meio da tecnologia m-learning tem oportunizado melhoria no ensino, através da interação e autonomia dos estudantes e facilidade na aplicação pelo professor. Nesse contexto esse estudo teve como objetivo analisar a percepção dos pós-graduandos de universidades públicas e privadas quanto ao uso do m-learning no processo de ensino-aprendizagem. A amostra do estudo é composta por 102 estudantes das 22 universidades públicas e privadas do Brasil, que possuem pós-graduação em contabilidade. Os dados foram coletados por meio de questionário on-line, com questões fechadas. A técnica utilizada para análise dos dados foi análise fatorial exploratória que identificou os fatores que indicam a percepção do uso do m-learning pelos estudantes. Os resultados evidenciam que a maioria dos respondentes já utilizaram e/ou utilizam a aprendizagem móvel e indicaram que quanto aos benefícios que esta oferece é: “maior facilidade de acesso e em diferentes horários do dia”, dessa maneira, um fator considerado relevante. Este estudo contribuir ao demonstrar que o uso de dispositivos móveis coopera na aprendizagem e que os benefícios vão além das salas de aulas, já que possibilita tanto aos gestores, quanto aos professores maior visibilidade deste meio para o processo do ensino-aprendizagem.
References
ABECH, M., COSTA, C.A., BARBOSA, J.L.V. RIGO, S. J., RIGHI, R. A model for learning objects adaptation in light of mobile and context-aware computing. Personal and Ubiquitous Computing, v. 20, n. 2 p. 167–184, 2016. Doi: 10.1007/s00779-016-0902-3
ALCAIDE, T. C. H., SOLÍS, M. H., HONTORIA, J F. Online learning tools in the era of m-learning: utility and attitudes in accounting college students. Sustainability. v.12, n. 12, p. 5171, 2020. Doi:10.3390/su12125171
AL-EMRAN, M., ELSHERIF, H. M., SHAALAN, k. Investigating attitudes towards the use of mobile learning in higher education. Computers in Human Behavior. v. 56, p.93-102, 2016. Doi: 10.1016/j.chb.2015.11.033.
BANDURA, A. Social foundations of thought and action: a social cognitive theory. Prentice-Hall, 1986.
DALFOVO, M. S.; LANA, R. A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v. 2, n. 4, p. 01-13, Sem II, 2008.
DAMÁSIO, B. F. Uso da análise fatorial exploratória em psicologia. Avaliação Psicológica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, v. 11, n. 2, p. 213-228, 2012.
FÁVERO, L. P. L.; BELFIORE, P. Manual de análise de dados: estatística e modelagem multivariada com Excel®, SPSS® e Stata®. São Paulo: Elsevier, 2017.
FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS-2. Porto Alegre: Bookman, 2009.
FISHBEIN, M.; AJZEN, I. Attitude, Intention and Behavior: An Introduction to Theory and Research Reading. MA: Addison-Wesley, v. 6, 1975.
GIKAS, J.; GRANT, M. M. Mobile computing devices in higher education: student perspectives on learning with cellphones, smartphones & social media. The Internet and Higher Education, v.19, p.18-26, 2013.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
HAIR JÚNIOR, J. F.; BLACK, W.C., BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E; TATHAN, R. L. Análise Multivariada de Dados. 6 ed, Porto Alegre: Bookman, 2009.
HOLTZBLATT, M.; TSCHAKERT, N. Experimental learning via and innovative inter. University IFRS Student Video Competition Accounting Education: An International Journal. v. 20, n. 4, p. 349-372, 2011. Doi: 10.1080/09639284.2010.515717
KAISER, H. F. The application of electronic computers to factor analysis. Educational and psychological measurement, v. 20, n.1, 1960. DOI: https://doi.org/10.1177/001316446002000116
MARTINS, A. S. R. Tecnologias digitais na educação superior contábil: a percepção dos estudantes com o uso de um aplicativo para dispositivos móveis, à luz da UTAUT e da teoria histórico-cultural de Vygotsky. 2019. 165 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Universidade Federal do Rio Grande, 2019.
MARTINS, A. S. R.; QUINTANA, A. C. Fatores que influenciam a intenção de uso de um APP na Educação Superior. In.: CONGRESSO USP CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 19, São Paulo, 2019. Anais [...] USP: São Paulo, 2019.
MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. N. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
MATOSKI, A.; VEIGA, B. P.; SILVA, M. T. Q. S.; RIBEIRO, D. G. F.; ALBERTI, M. E. Uso de dispositivos móveis como ferramenta de aprendizado: riscos e oportunidades. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 1, p. 4673-4687, 2020.
MATZAVELA, V., ALEPIS, E. M-learning in the covid-19 era: physical vs digital class. Education and Information Technologies, v. 26, p. 7183–7203, 2021. Doi: 10.1007/s10639-021-10572-6
MONDINI, V. E. D. Relação entre fatores de aceitação da tecnologia e a retenção de alunos em cursos On-line. 2017. 221 f. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis e Administração) - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2017.
PÉREZ, A. G.; DÍAZ, M. J. S. Aspectos pedagógicos, tecnológicos y de interacción social del aprendizaje móvil: revisión sistemática de literatura. Educatio Siglo XXI. v. 39, n. 1, p. 257-280, 2021. Doi: 10.6018/educatio.469271
PIMMER. C., MATEESCU. M. GRÖHBIEL. U. Mobile and ubiquitous learning in higher education settings. A systematic review of empirical studies. Computers in Human Behavior. v. 63, out. p. 490-501, 2016. Doi: 10.1016 / j.chb.2016.05.057.
SANTOS, C. K. S.; CAMPOS, L. C.; MIRANDA, G. J. Sistema de Resposta do Estudante: quando o celular não é o vilão. In. CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 20., São Paulo, 2020. Anais [...] USP: São Paulo, 2020.
SILVA JÚNIOR, S. D.; COSTA, F. J. Mensuração e escalas de verificação: uma análise comparativa das escalas de likert e phrase completion. PMKT – Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia. São Paulo, Brasil, v. 15, p. 1-16, outubro, 2014.
SILVA, B. H. P.; SAMÁ, S.; LUNARDI, G. L. Motivos de uso e benefícios percebidos pelos estudantes do ensino superior no uso dos dispositivos móveis no ambiente educacional. Novas Tecnologias na Educação, v. 15, n. 2, p. 1-10, dez. 2017.
VENKATESH, V., MORRIS, M. G., DAVIS, G. B.; DAVIS, F. D. User acceptance of information technology: toward a unified view. MIS Quarterly, v. 27, n. 3, p. 425-478, 2003.
YAWSON, D. E.; YAMOAH, F. A. Gender variability in E-learning utility essentials: Evidence from a multi-generational higher education cohort. Computers in Human Behavior. v. 114, p. 106558, jan. 2021. Doi: 10.1016/j.chb.2020.106558
YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos patrimoniais dos artigos aceitos para publicação, inclusive de tradução, passam a ser de propriedade da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (online).
É permitida a citação parcial de artigos publicados, sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato: (revistacontabilidadeuerj@gmail.com).
As declarações dos artigos aprovados, devem ser originalmente assinadas e enviadas pelos Correios para o endereço de contato da revista.